Eventos da área de sistemas embarcados no Brasil em 2018

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags:

O Brasil já foi um lugar repleto de eventos na área de sistemas embarcados.

Já tivemos por aqui 4 edições da ESC (Embedded Systems Conference) em 2011, 2012, 2013 e 2014, uma conferência de sistemas embarcados que acontece em várias cidades mundo afora.

Diversos fabricantes de semicondutores também já realizaram seus eventos por aqui, como o TI Tech Day da Texas Instruments e o DwF da antiga Freescale.

Além é claro do Embarcados, que já organizou diversos eventos e seminários na área, como o Seminário Programação C&C++, o Seminário RTOS e o Seminário Programação para Sistemas Embarcados. Ping Thiago, Diego, Henrique e Fábio, que tal um novo seminário este ano? :-)

O fato é que nos últimos anos já não temos tantos eventos assim. Por outro lado, existe uma convergência grande de assuntos na área de tecnologia. Então uma conferência ou evento que não esteja diretamente ligado à nossa área pode ser interessante por trazer assuntos que envolvem sistemas embarcados.

Por exemplo, eventos de software livre costumam apresentar assuntos que envolvem o uso do Linux e outros projetos de software livre em sistemas embarcados. Da mesma forma, eventos de segurança podem trazer conteúdos relacionados à análise de segurança em firmware, hardware hacking e movimento maker.

Por este motivo, vale a pena ficar ligado em todos os eventos de tecnologia que acontecem no Brasil e identificar se algum deles traz conteúdo e possibilidade de networking que possa ser interessante para você, seja pelo lado pessoal ou profissional.

E como então está 2018?

Esta é uma lista pessoal de eventos e conferências que irão acontecer no Brasil em 2018, e que acredito possa interessar todos que atuam com sistemas embarcados.

Alguns destes eventos têm como foco principal o desenvolvimento de sistemas embarcados, outros cobrem algum tema mais genérico como desenvolvimento de software, segurança ou software livre, e costumam ter trilhas específicas de sistemas embarcados (ou pelo menos abordar o tema em palestras e atividades mãos-na-massa).

Se você tiver conhecimento de algum outro evento interessante da área que não esteja nesta lista, deixe nos comentários!

Campus Party
Data: 30 de janeiro a 04 de fevereiro
Local: São Paulo/SP

Arduino Day
Data: 31 de março
Local: Hackerspaces, Makerspaces e Universidades ao redor do Brasil.

FISL
Data: 11 a 14 de julho
Local: Porto Alegre/RS

The Developers Conference
Data: 17 a 21 de julho
Local: São Paulo/SP
Obs: Existem também as edições de Florianópolis e Porto Alegre, porém apenas na edição de São Paulo tem acontecido as trilhas de sistemas embarcados e Linux embarcado.

Linux Developer Conference Brazil
Local: 25 a 26 de agosto
Local: Campinas/SP

IoT Latin America
Data: 29 a 30 de agosto
Local: São Paulo/SP

Latinoware
Data: 17 a 19 de outubro
Local: Foz do Iguaçu/PR

Microchip Masters Brasil
Data: à definir (normalmente em novembro)
Local: São Paulo/SP

Roadsec São Paulo
Data: 10 de novembro
Local: São Paulo/SP
Obs.: Na verdade o Roadsec é um evento itinerante que percorre diversos estados brasileiros. A edição de São Paulo é considerada o maior festival hacker da América Latina.

Um abraço!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.