Sou nat­ural de São Paulo e tra­balho com desen­volvi­mento de sis­temas embar­ca­dos há mais de 25 anos.  Sou ativo na comunidade de sistemas embarcados no Brasil e colaborador em diversos projetos de software livre. Atualmente sou sócio-fundador da Embedded Labworks, uma empresa especializada em consultoria e treinamento em sistemas embarcados.

Sergio Prado

Com formação em eletrônica e computação, já trabalhei com diversas tecnologias de micro­proces­sadores e micro­con­tro­ladores, incluindo Z80, 68000, x86, 8051, PIC, AVR, MIPS, PPC e ARM, e estive envolvido com diferentes mercados, incluindo produtos e soluções para as áreas de automação, consumo, comunicação, energia e infraestrutura de rede.

Sou um dos idealizadores e criador original do Embarcados, hoje o maior site de eletrônica e sistemas embarcados do Brasil.

Sou também o criador e atual administrador do sis_embarcados, criado em 2005 e ainda hoje um dos principais grupos de discussão sobre sistemas embarcados do Brasil.

Já apresentei diversas palestras e aulas hands-on em eventos nacionais e internacionais voltados à área de sistemas embarcados, segurança e software livre, incluindo ESC Silicon Valley, Embedded Linux Conference Europe, Yocto Project Summit, Embedded World, Open Source Summit Latin America, ESC Brasil, Microchip Masters Brasil, Campus Party São Paulo, Linux Developer Conference Brazil, Latinoware, QtCon Brasil, BSidesSP, Roadsec São Paulo, The Developer’s Conference, Seminário Programação para Sistemas Embarcados, Design with Freescale, NXP FTF Connects, Congresso Catarinense de Software Livre, Hack’n Rio, Seminário Linux Embarcado, Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados, Secomp Unicamp e SIEEL USP São Carlos/UFSCAR.

Alguns vídeos das minhas apresentações estão disponíveis no YouTube.

Sou ativo na comunidade de software livre e já colaborei com diversos projetos, incluindo o Buildroot, o Yocto Project e o kernel Linux.

Meus principais interesses na área são sistemas operacionais de tempo real (RTOS), Linux embarcado, Android embarcado e segurança. Este blog é um meio de comunicação que utilizo para poder compartilhar meu conhecimento e me manter atualizado, trocar experiências com outros profissionais da área e desenvolver meu networking. Se existe uma frase que poderia definir minha personalidade, seria esta: “Só crescemos quando aprendemos a compartilhar nosso conhecimento, e aprendemos e produzimos mais quando não existe barreira entre o trabalho e a diversão.”

Atualmente sou sócio-fundador da Embedded Labworks, uma empresa focada em ajudar pessoas e empresas a desenvolver software de qualidade para sistemas embarcados.

Boa parte das atividades do meu dia-a-dia envolvem ajudar e treinar pessoas e equipes de desenvolvimento em tecnologias de ponta para sistemas embarcados. Já treinei equipes de desenvolvimento de empresas de diferentes portes, incluindo Samsung, LG, Qualcomm, CTEx (Centro Tecnológico do Exército), IPqM (Instituto de Pesquisas da Marinha), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Hitachi Linear, Instituto Eldorado, Embrapa, PTI (Parque Tecnológico de Itaipú), Intelbrás, CPqD e Diebold Procomp, dentre outras. Uma lista completa de clientes está disponível no site da empresa.

Já ministrei também treinamentos para professores de diversas instituições de ensino no Brasil, incluindo a Universidade de Caxias do Sul, USP Escola Politécnica, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Ceará, Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Vale do Itajaí, USP São Carlos, CEFET/RJ, etc.

Sinta-se à vontade para entrar em contato se quiser mais informações sobre nossos treinamentos e serviços de consultoria.

Você pode me encontrar no Linkedin, Twitter, enviar um e-mail para hello@sergioprado.blog ou deixar uma mensagem na página de contato.


E-labworks

Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.