Seminário RTOS 2010

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

No próximo dia 20 de novembro será realizado em São Paulo o Seminário RTOS 2010. É o primeiro evento no Brasil com foco em Sistemas Operacionais de Tempo Real, e o conteúdo está fantástico!

Uma pena que estarei curtindo minhas (merecidas) férias e não poderei estar presente. Mas quem tiver a oportunidade, não desperdice!

Segue a programação completa do evento:

Introdução: Conceitos sobre RTOS, por Alberto Fabiano

Os casos de uso para programação de sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos, e dependendo dos requisitos, pode ser um trabalho extremamente árduo o controle de periféricos, MCU ou MPU simultaneamente através de interrupções ou de outros recursos inerentes da arquitetura do hardware, independente da linguagem ou do ferramental empregado para o desenvolvimento. Uma alternativa para facilitar o desenvolvimento, reduzir o tempo de projeto e a complexidade (principalmente de requisitos genéricos de indústria) é o emprego de um RTOS (Sistema Operacional de Tempo Real) e segmentar a linha de execução de um programa em linhas de tarefas específicas (threads) podendo aproveitar melhor recursos de hardware com uma arquitetura de prioridades de tarefas ou simplesmente aproveitando melhor o tempo de execução do processo.

1 – O que são Sistemas Operacionais de Tempo Real;

2 – Diferenças entre RTOS e firmware (bare-metal binary);

3 – Especificações de um RTOS;

4 – Requisitos para execução de um RTOS;

5 – Sistemas RTOS disponíveis no mercado.

Começando com o µC/OS-III, por André Oliveira

Esta apresentação tem o objetivo de apresentar um dos RTOS mais tradicionais do mercado, que inspirou dezenas de produtos. Sendo considerado adequado para o uso por hobistas devido a natureza de sua licença, assim como para alguns segmentos da indústria devido seu custo-benefício e alto nível de segurança para dispositivos de missão crítica, tendo inclusive certificação aviônica DO-178B nível A, EUROCAE ED-12B, sendo recomendado para aplicações médicas e tendo as certificações SIL 3/SiL4 IEC para transporte e sistemas nucleares, sendo utilizado também em equipamentos de telecom, mobile handsets, equipamentos de controle industrial, pela indústria automotiva entre outras.

1 – Introdução sobre o Micriµm µC/OS-III

2 – Source Code e Ferramentas

3 – Iniciando o Multitasking

4 – Ports e Configuration Files

5 – Anatomia de uma Task

6 – Scheduling

7 – Interrupções e Exceptions

8 – µC/OS-III’s Services

9 – Conclusão sobre o µC/OS-III

Vantagens da Arquitetura Micro Kernel do QNX para Aplicações de Missão Crítica, por José Elvano Moraes

Aplicações de missão crítica são aquelas que devem operar com baixíssima tolerância a falhas, alta confiabilidade, robustez e disponibilidade, tais como aplicações militares e sistemas médicos de suporte à vida. Na palestra serão apresentados conceitos básicos sobre sistema operacionais. Em seguida será discutido o sistema operacional QNX, apresentando-se as vantagens da arquitetura micro kernel do mesmo para construção de sistemas de missão crítica. Para isso, mostraremos como a modularidade da arquitetura micro kernel influencia a escalabilidade, a concorrência e estratégias de comunicação interprocessos e como é alcançada as características necessárias em aplicações de tempo real de missão crítica.

1 – Processos e threads no QNX

2 – Estratégias comunicação interprocessos

3 – Concorrência

4 – Aplicações de tempo real e aplicações de missão crítica.

O X Real-Time Kernel da eSysTech: Apresentação e Utilização, por André Schinzel Braga

A maioria dos RTOS conhecidos da indústria tem origem fora do Brasil e os com origem nacional são restritos ao meio acadêmico, esta apresentação irá apresentar um RTOS concebido, desenvolvido e comercializado no Brasil levando em consideração requisitos do mercado local e empregando modernos conceitos de computação embarcada.

1 – Funcionalidades do X Real-Time Kernel

2 – Exemplos de uso do X Real-Time Kernel em produtos

3 – Ferramentas do X Real-Time Kernel de apoio ao desenvolvimento de sistemas multi-tarefa.

BRTOS – Um sistema operacional de tempo real de código aberto e gratuito 100% nacional, por Gustavo Weber Denardin

O BRTOS é um sistema operacional otimizado para sistemas embarcados com poucos recursos computacionais. Neste seminário serão apresentados fundamentos do BRTOS, abordando exemplos de aplicações, arquitetura do sistema, bem como considerações de hardware e software para sistemas de tempo real. A plataforma Coldfire V1 receberá o foco principal e exemplos práticos ilustrando os conceitos apresentados serão desenvolvidos para a audiência.

1 – Características do BRTOS

2 – Alocação de memória para stack virtual das tarefas (Alocação dinâmica ou estática)

3 – Serviços de sistema do BRTOS

4 – Drivers – Desenvolvimento e integração com o sistema

5 – Regiões críticas – Atendendo a requisitos de tempo real (OSes unificados vs segmentados)

6 – Teste de desempenho de RTOSes utilizando o Thread-Metric

7 – Exemplos práticos na plataforma Coldfire V1 (Freescale MCF51QE).

Introdução ao OSEK/VDX, por Carlos Galuzio

Muitos desenvolvedores já se depararam com a pergunta: “Por que utilizar um RTOS?”. Esta palestra tem por objetivo apresentar argumentos para a utilização do RTOS OSEK, abordando os conceitos e propriedades relacionados aos sistemas operacionais embarcados, suas características e propriedades funcionais. Criado originalmente para soluções automotivas, o RTOS OSEK pode ser encontrado atualmente em aplicações de diversos segmentos. Serão apresentadas as características de implementação e configuração doOSEK, seus serviços e gerenciamento de recursos, finalizando com um exemplo prático.

1 – Características de Sistemas Operacionais de Tempo Real OSEK.

2 – Método de Processamento multi-tarefa do OSEK.

3 – Técnicas de Gerenciamento de Recursos do OSEK.

4 – Serviços dos RTOS OSEK.

5 – Sistema Operacional OSEK/VDX. Exemplo: MCU Freescale MC9S12XS128 rodando OSEK.

Acesse a página do Portal Embarcados para fazer sua inscrição com desconto. Para maiores informações, acesse a página do evento.

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.