Shield Bravas Raspberry

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags:

Recebi nas últimas semanas um contato da Bravas Tecnologia, uma empresa brasileira da area de automação, sobre o lançamento de um shield para a Raspberry Pi que eles estavam desenvolvendo e iriam lançar no mercado.

Como um dos meus objetivos no blog é movimentar e incentivar o mercado de sistemas embarcados no Brasil, gosto de valorizar iniciativas como esta, principalmente no mercado nacional, onde é extremamente difícil ser competitivo em desenvolvimento de hardware.

O nome desta placa de expansão é “Shield Bravas Raspberry”, e seu foco está em aplicações de automação e controle, incluindo soluções que implementam protocolos industriais como Modbus (via RS485), com diversas entradas e saídas com capacidade para acionar cargas de consumo elevado.

Inicialmente desenvolvido e testado na Raspberry Pi 3, o shield deverá suportar todas as versões da Raspberry Pi. Ele possui uma saída serial RS-232 ou RS-485 (selecionável), 8 saídas a relé SPDT 12V/15A, 8 saídas digitais a transistor coletor-aberto, 8 entradas digitais opto-acopladas, 4 entradas digitais genéricas, relógio de tempo real (RTC), além de portas de expansão para aumentar a capacidade de controle e acionamento.

A dimensão da placa foi ajustada para a caixa patola modelo PB-119/2. A alimentação deve ser feita por uma fonte externa de 12V, servindo para alimentar a própria Raspberry Pi, que se encaixa perfeitamente no shield.

No site da Bravas estão disponíveis um folder sobre o shield, o guia de usuário, o esquemático da placa e um documento descrevendo uma aplicação básica de acionamento dos relês usando a WiringPi, uma biblioteca de acesso aos GPIOs escrita para a Raspberry Pi.

Vejo a robustez para uso em aplicações de automação como ponto positivo deste shield, além de ser fabricado por uma empresa brasileira, o que é bom para movimentar o mercado nacional de sistemas embarcados.

Para mais detalhes sobre este shield, incluindo informações sobre custos e aquisição, envie um e-mail para bravas@bravas.ind.br.

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.