Primeiras impressões da Raspberry Pi 2

- por Sergio Prado

Categorias: Raspberry Pi Tags: ,

Assim que a Farnell Brasil divulgou que estava com estoque local da Raspberry Pi 2, não pensei duas vezes em comprar.

O que já era bom, com uma relação custo/benefício interessante, ficou ainda melhor, hardware mais atualizado e o mesmo preço de sempre ($35). Com a conversão do dólar, “custo Brasil” e frete, paguei no total R$286,13.

A placa chegou esta semana. A caixa ficou mais bonita, e agora vem com um manual de instruções:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A placa continua com o mesmo tamanho e conectores. Isso significa que você pode reutilizar qualquer tipo de case que tenha criado para a Raspberry Pi B+.

A grande mudança está no poder de processamento. Agora o SoC usado é o BCM2836, com quatro núcleos ARM Cortex-A7 rodando a 900MHz. A memória também aumentou para 1GB. Segundo o site do projeto, a performance aumentou em uma média de 6x.

Já o restante do hardware continua idêntico. Quem sabe em uma futura versão possamos ver uma interface Ethernet Gigabit, memória eMMC interna ou uma interface SATA.

Como agora o núcleo do SoC é baseado na arquitetura ARMv7, e com 1G de RAM, abrem-se as portas para distribuições cujo suporte era limitado na Raspberry Pi antiga, incluindo Ubuntu e Android.

Para analisar a performance, fiz testes com as distribuições Raspbian e OSMC (evolução da Raspbmc).

Sempre achei a Raspberry Pi um pouco lenta para ser usada como um PC comum, e a melhoria de performance na Raspberry Pi 2 é perceptível. O boot da distribuição Raspbian está bem mais rápido, assim como agora é possível abrir diversas aplicações simultaneamente e utilizar a Raspberry Pi como um PC normalmente, sem as lentidões e os travamentos constantes da versão antiga.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Já a distribuição OSMC (Open Source Media Center), baseada na Raspbmc, rodou vídeos em 1080p tranquilamente. E não tive nenhum problema de reboot por problemas na alimentação ou superaquecimento do SoC, situação comum usando a mesma fonte de alimentação na placa antiga.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Ainda está disponível com exclusividade para a Raspberry Pi 2 uma versão do Snappy Ubuntu Core, e versões do Windows 10 e do Android estão em desenvolvimento no momento em que escrevo este artigo.

Por falar em Android, estou ansioso para ver o robozinho verde rodando nessa nova Raspberry Pi. Assim que isso acontecer, vocês ficarão sabendo…:)

Um abraço!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.