Retrospectiva 2017

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags: ,

Desde 2012 tenho o costume de escrever aqui no blog uma breve retrospectiva pessoal do meu trabalho no ano que passou.

Escrever estas retrospectivas é um processo bem bacana, porque elas me ajudam a identificar o que fiz certo, o que fiz errado e o que deixei de fazer no ano que passou, e isso me ajuda a planejar melhor o ano que está por vir.

Além do que, a gente vai ficando mais velho e a memória mais curta, então é bem legal retornar depois a estas publicações e relembrar o que aconteceu nos anos que passaram. :-)

Então vamos para a retrospectiva de 2017!

ESTATÍSTICAS DO BLOG

Neste ano de 2017 foram publicados no blog um total de 38 artigos de assuntos diversos incluindo Linux embarcado, Yocto Project, programação paralela com OpemMP, GCC, linguagem C, shell scripts, Clang, JTAG, criptografia, device tree, FreeRTOS, licenças de software, etc. Devido à carga de trabalho de consultorias e treinamentos, foram muito menos publicações do que havia planejado, e a idéia é publicar com mais frequência em 2018.

No total, foram 126.261 visualizações de página, com uma média de aproximadamente 360 visualizações por dia.

Estes foram os 5 artigos publicados e mais acessados em 2017:

1. Como identificar o consumo de memória de um processo no Linux?
2. Lendo um pino de I/O por interrupção no Linux
3. O FreeRTOS agora é da Amazon!
4. Encontrando bugs em shell scripts
5. Calculando o uso do stack com o GCC

DESAFIOS DO MÊS

Este ano lancei no blog uma iniciativa chamada “Desafio do Mês”, que aconteceu de janeiro/2017 a junho/2017. A idéia era publicar no blog um desafio por mês. Aqueles que resolvessem o desafio, além da diversão e do aprendizado, concorreriam a prêmios como livros e kits de desenvolvimento.

Os desafios envolviam conceitos diversos como assembly, programação paralela, segurança em firmware, Yocto Project, criptografia e desenvolvimento de shell scripts. Foi uma iniciativa bem legal, quem sabe eu consiga repetí-la no próximo ano. Estes são os links para os desafios que foram publicados.

Janeiro/2017
[Desafio do Mês] Assembly para a arquitetura RX
[Resultado do Desafio] Assembly para a arquitetura RX

Fevereiro/2017
[Desafio do mês] Programação paralela com o OpenMP
[Resultado do Desafio] Programação paralela com o OpenMP

Março/2017
[Desafio do mês] Explorando falhas de segurança em firmware
[Resultado do Desafio] Explorando falhas de segurança em firmware

Abril/2017
[Desafio do mês] Gerando distribuições Linux com o Yocto Project
[Resultado do Desafio] Gerando distribuições Linux com o Yocto Project

Maio/2017
[Desafio do mês] Criptografia
[Resultado do Desafio] Criptografia

Junho/2017
[Desafio do mês] Jogando Mario Bros em Shell Script
[Resultado do Desafio] Jogando Mario Bros em Shell Script

PALESTRAS E EVENTOS

Este ano participei de alguns eventos na área, e tive também minhas primeiras experiências com webinars (dois deles inclusive apresentados em inglês).

Em fevereiro participei de um painel sobre sistemas embarcados na Campus Party Brasil, que contou também com a presença do Henrique (Embarcados), Hueliquis (Renesas), Ana Cristina (Arrow) e Bruno (ST).

Ainda em fevereiro participei de um webinar organizado pelo Embarcados com o tema “Desenvolvendo com Linux Embarcado“, moderado pelo Diego Sueiro e com participação também do Cleiton Bueno. Para quem tiver interesse, o webinar está disponível no Embarcados Experience.

Em julho participei da Secomp, a VII Semana de Computação da UNICAMP, em Campinas/SP. Lá eu ministrei a palestra “Construindo um emulador de videogame com Linux embarcado”. Durante a apresentação, abordei a criação de uma distribuição GNU/Linux para um dispositivo embarcado, com foco em aplicações de emulação de consoles de videogame.

Em agosto participei da primeira edição da QtCon Brasil, realizada em São Paulo/SP. Estive lá ministrando a palestra “Construindo uma Distribuição GNU/Linux com Suporte a Qt para Dispositivos Embarcados”, onde apresentei os principais componentes de um sistema Linux embarcado e as principais ferramentas para geração de distribuições GNU/Linux, com enfoque no Buildroot.

Ainda em agosto, apresentei em parceria com a Toradex três webinars com o tema “Desmistificando Device Tree para processadores NXP i.MX“. Um deles foi apresentado em português (para o Brasil) e os outros dois em inglês, para os fusos dos EUA e da Europa. Os vídeos do webinars estão disponíveis no meu canal do YouTube em português e inglês.

Por fim, em novembro participei do Masters Brasil 2017, um evento anual promovido pela Artimar/Microchip. Na parte da manhã, apresentei uma palestra sobre o Yocto Project e na parte da tarde ministrei um workshop prático com o tema “Interfaceando hardware em Linux embarcado”, utilizando a plataforma de desenvolvimento Atmel SAMA5D2 Xplained Ultra.

SOFTWARE LIVRE E COLABORAÇÃO

Este ano continuei colaborando com projetos de software livre, incluindo o Buildroot e o kernel Linux.

Atualmente tenho 37 patches aceitos no Buildroot:

E 11 patches aceitos no kernel Linux:

Colaborar com estes projetos de software livre consomem um certo tempo, mas é uma das melhores formas de aprendizado, além de ser muito gratificante fazer parte da comunidade e saber que seu trabalho pode ajudar outras pessoas.

EMBEDDED LABWORKS E TREINAMENTOS

Como tem sido nos últimos anos, 2017 foi bastante agitado para a Embedded Labworks.

Desenvolvi alguns trabalhos de consultoria bem interessantes, e tive meus primeiros contatos com empresas de fora do Brasil.

Além disso, foram ministrados um total de 38 treinamentos este ano, dentre turmas abertas ao público e treinamentos in-company.

Em 2018, pretendo trabalhar para lançar pelo menos mais dois novos treinamentos. Novidades em breve!

PROJETO DE LONGO PRAZO

Por fim, este ano iniciei um projeto de longo prazo. O mais importante da minha vida. E o nome dele é Gustavinho… :-)

Desejo a todos vocês um ótimo 2018! E até breve!

Sergio Prado.

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.