[Webinar] Desmistificando Device Tree para processadores NXP i.MX

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos, Palestras Tags: ,

O uso do Linux em dispositivos de arquitetura ARM tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. E durante um bom tempo o suporte à plataforma ARM no Linux cresceu de forma desorganizada.

Isso porque, na arquitetura ARM, a maioria dos periféricos e dispositivos de I/O não se auto-descrevem para o kernel, fazendo com que fosse necessário descrever o hardware dentro do código-fonte do Linux, causando muitos problemas de manutenção, incluindo código duplicado e a necessidade de modificar o código-fonte em qualquer alteração do hardware do sistema.

A solução adotada pela comunidade para este problema foi o Device Tree, uma estrutura de dados utilizada para descrever a topologia e a configuração do hardware presente no sistema.

A idéia é simples: o hardware (CPU, memória, barramentos e I/O) é descrito em um arquivo texto com extensão DTS, que tem a aparência de um XML ou JSON. Este arquivo é compilado em um arquivo binário de extensão DTB, que é passado para o kernel no boot do sistema. Durante o boot, o kernel interpreta o arquivo DTB para identificar a topologia de hardware, carregar os drivers correspondentes e inicializar o sistema.

No próximo dia 1 de agosto às 13:00 irei apresentar um webinar introdutório sobre Device Tree, em conjunto com o Guilherme da Toradex.

Através de uma abordagem prática realizada em um módulo da Toradex, irei ensinar como trabalhar com o Device Tree no Linux, incluindo a criação de um Device Tree do zero e a customização do Device Tree para suportar um novo dispositivo de hardware.

Para participar, basta se registrar gratuitamente no site do evento.

Não deixe de assistir e participar!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.