Retrospectiva 2013

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags:

Mais um ano muito agitado por aqui. Vários posts publicados no blog, participação em eventos e palestras, recorde de treinamentos e muitas viagens pelo Brasil, disseminando o uso de software livre em sistemas embarcados.

Agora é momento de respirar, analisar o que de bom (e ruim) aconteceu no ano, e planejar novos desafios para o ano que vem!

BLOG E ESTATÍSTICAS

Este ano o blog passou por uma reformulação do design, ficando com um visual mais limpo e uma identidade visual compatível com o site da Labworks.

Foram publicados 80 posts dos mais variados assuntos, incluindo Linux embarcado e drivers, Beaglebone Black, Raspberry Pi, Android embarcado, Wandboard, FreeRTOS e Buildroot.

A média de acessos diários ficou em torno de 800 por dia, com alguns posts chegando à 1.500 acessos no dia de publicação.

Os cinco posts mais acessados em 2013 foram:

1. Nova Raspberry Pi de 512M disponível na Farnell Brasil
2. Como desenvolver um sistema Linux do zero para a Raspberry Pi
3. Entendendo o processo de boot do Android
4. Raspberry Pi – O computador de bolso
5. Beaglebone Black

E os cinco posts publicados em 2013 mais acessados foram:

1. Beaglebone Black
2. Primeiras impressões da Beaglebone Black
3. Case para a Raspberry Pi
4. Testando o SteamOS no VirtualBox
5. Como desenvolver um sistema Linux do zero para a Beaglebone Black

LABWORKS E TREINAMENTOS

Este ano comecei a ministrar o treinamento de drivers para Linux, o que me deixou com 3 opções de treinamentos no portfólio: Linux embarcado, Linux Device Drivers e FreeRTOS.

Foram um total de 37 treinamentos ministrados em 2013, uma média de 3 treinamentos por mês! Comparando com o ano passado, onde ministrei 25 treinamentos, foi um crescimento de 67%. E levando em consideração uma média de 12 pessoas por treinamento, foram em torno de 450 pessoas treinadas pela Labworks em 2013!

Mas ainda consegui um tempinho para participar e palestrar em alguns eventos…

EVENTOS E PALESTRAS

Estive em agosto no ESC Brazil 2013 e palestrei sobre Android embarcado. Mais informações sobre o evento e os slides da apresentação estão disponíveis aqui.

Em setembro foi a vez do 8o. SoLiSC (Con­gresso Catari­nense de Soft­ware Livre), onde apre­sen­tei a palestra “Linux embar­cado, hack­ing e pro­je­tos DIY”. Mais informações sobre a apresentação aqui.

E em outubro estive no Design with Freescale 2013 apre­sen­tando duas palestras de 3 horas cada, com ativi­dades práti­cas na Wand­board Quad. Mais informações sobre as duas apresentações aqui.

Espero participar de mais eventos em 2014. Se você estiver organizando algum evento na área de sistemas embarcados ou software livre, é só convidar! :)

PLANOS PARA 2014

Pretendo lançar dois novos treinamentos em 2014. Um deles é o de Android embarcado, e o outro será divulgado em breve. Mais informações sobre o treinamento de Android embarcado aqui.

Os treinamentos de Linux e drivers também serão reformulados. Todos serão migrados para a Wandboard Quad, e algumas atividades serão reformuladas, principalmente do treinamento de drivers, onde usarei um kernel mais novo compatível com o device tree.

O treinamento de FreeRTOS também será reformulado para usar a Freedom Board, em específico a FRDM-KL46Z. Também estou avaliando a possibilidade de portar o treinamento para outras plataformas de hardware.

A agenda de 2014 dos treinamentos da Labworks e a inscrição para as turmas abertas deverão estar disponíveis a partir de fevereiro/2014. Se você tiver interesse em um dos treinamento da Labworks, preen­cha o for­mulário de pré-inscrição para receber uma notificação assim que as turmas forem abertas.

Pretendo também participar de alguns eventos em 2014, incluindo o FISL 15, Freescale Technology Forum (que este ano será em Dallas), ESC Brazil 2014 (que esta confirmado para agosto), além dos eventos locais da Freescale, TI e Microchip.

Gostaria de agradecer aos meus clientes e aos leitores deste blog pela confiança e suporte em 2013, essenciais para que a Labworks se tornasse uma das principais empresas de treinamentos em sistemas embarcados no Brasil.

Boas festas e um ótimo 2014 para todos nós!

Um abraço,

Sergio Prado

  • Uilian Ries

    Parabéns Sergio, muito sucesso!

  • Ivan Assaritti

    Olá incansável Sergio! Parabéns pela frutífera produção em Linux Embarcado, que muito nos tem ajudado. Torço para que sua produção continue assim não só em 2014 mas pelo menos pelos próximos decênios. Boas Festas a você e família!

  • Marcelo Andriolli

    Muito interessante os planos para 2014 heim Sérgio. Uma pequena sugestão para o curso de FreeRTOS, se é que você não tenha pensado nisso, utilização do kit mbed LPC1768 seria interessante. Seu baixo preço e facilidades para prototipação rápida são interessantes.

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.