Kit Piccolo controlSTICK da Texas Instruments

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: , , ,

A Texas Instruments possui um portfolio grande de processadores para soluções embarcadas como o microcontrolador de 16 bits MSP430, a plataforma C2000 para aplicações de tempo real, a linha ARM com as séries Sitara e Stellaris, seus famosos DSPs Integra e DaVinci para aplicações multimídia, e a família OMAP para aplicações mobile (arquitetura usada na Beagleboard).

Recebi recentemente o kit Piccolo controlSTICK USB para avaliação do novo microcontrolador Piccolo da TI. O kit é realmente pequeno, quase do tamanho de um pendrive.


Ele é baseado na arquitetura C2000, voltado para aplicações real-time e com o core da CPU otimizado para operações aritméticas. Esta CPU busca um meio termo entre a capacidade de processamento de um DSP e a facilidade de uso de um microcontrolador. Pode ser usado em diversos tipos de aplicações como smart grids para controle de energia, comunicação pela rede elétrica (PLC) e soluções automotivas.


O kit controlSTICK usa a CPU TMS320F2806x, com clock de 80MHz e capacidade de trabalhar com ponto flutuante, 128K de memória flash e 100K de RAM, 12 canais A/D, I2C, SPI, CAN e 54 pinos de I/O. De acordo com as especificações, o PWM pode trabalhar com a impressionante resolução de 65ps e os canais ADC com uma taxa de amostragem de 12.5 MSPS.

Um CD de instalação acompanha o kit, com os drivers para Windows, ferramentas e aplicações. Para usar o kit, basta conectá-lo em uma porta USB e instalar os drivers. A ferramenta controlSUITE disponibiliza todo um ambiente para facilitar a codificação das aplicações, com drivers, bibliotecas, exemplos e ferramentas de desenvolvimento.

Também disponível no CD de instalação encontra-se uma aplicação com um exemplo bem interessante de Transformada de Fourier (F28069_controlSTICK.exe), que me fez lembrar das aulas de telecomunicações no colégio técnico…:)


Esta aplicação se comunica com a CPU através de uma conexão JTAG pela porta USB do PC. O primeiro gráfico é uma combinação de três ondas senoidais cujas frequências são configuradas no campo “Input Frequencies”. O segundo gráfico elimina todas as frequências abaixo da frequência configurada em “Frequency cutoff”. O terceiro gráfico é o espectro de frequências do sinal. Todos estes cálculos foram realizados pela unidade de ponto flutuante (FPU) do microcontrolador.

Se você precisa de uma arquitetura de CPU com características de real-time, uso de canais ADC e operações de ponto flutuante, a arquitetura C2000 pode ser uma boa solução.

Eu ainda pretendo usar este kit para testar uma aplicação com comunicação pela energia elétrica. Continuem acompanhando!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.