Kit Piccolo controlSTICK da Texas Instruments

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: , , ,

A Texas Instruments possui um portfolio grande de processadores para soluções embarcadas como o microcontrolador de 16 bits MSP430, a plataforma C2000 para aplicações de tempo real, a linha ARM com as séries Sitara e Stellaris, seus famosos DSPs Integra e DaVinci para aplicações multimídia, e a família OMAP para aplicações mobile (arquitetura usada na Beagleboard).

Recebi recentemente o kit Piccolo controlSTICK USB para avaliação do novo microcontrolador Piccolo da TI. O kit é realmente pequeno, quase do tamanho de um pendrive.


Ele é baseado na arquitetura C2000, voltado para aplicações real-time e com o core da CPU otimizado para operações aritméticas. Esta CPU busca um meio termo entre a capacidade de processamento de um DSP e a facilidade de uso de um microcontrolador. Pode ser usado em diversos tipos de aplicações como smart grids para controle de energia, comunicação pela rede elétrica (PLC) e soluções automotivas.


O kit controlSTICK usa a CPU TMS320F2806x, com clock de 80MHz e capacidade de trabalhar com ponto flutuante, 128K de memória flash e 100K de RAM, 12 canais A/D, I2C, SPI, CAN e 54 pinos de I/O. De acordo com as especificações, o PWM pode trabalhar com a impressionante resolução de 65ps e os canais ADC com uma taxa de amostragem de 12.5 MSPS.

Um CD de instalação acompanha o kit, com os drivers para Windows, ferramentas e aplicações. Para usar o kit, basta conectá-lo em uma porta USB e instalar os drivers. A ferramenta controlSUITE disponibiliza todo um ambiente para facilitar a codificação das aplicações, com drivers, bibliotecas, exemplos e ferramentas de desenvolvimento.

Também disponível no CD de instalação encontra-se uma aplicação com um exemplo bem interessante de Transformada de Fourier (F28069_controlSTICK.exe), que me fez lembrar das aulas de telecomunicações no colégio técnico…:)


Esta aplicação se comunica com a CPU através de uma conexão JTAG pela porta USB do PC. O primeiro gráfico é uma combinação de três ondas senoidais cujas frequências são configuradas no campo “Input Frequencies”. O segundo gráfico elimina todas as frequências abaixo da frequência configurada em “Frequency cutoff”. O terceiro gráfico é o espectro de frequências do sinal. Todos estes cálculos foram realizados pela unidade de ponto flutuante (FPU) do microcontrolador.

Se você precisa de uma arquitetura de CPU com características de real-time, uso de canais ADC e operações de ponto flutuante, a arquitetura C2000 pode ser uma boa solução.

Eu ainda pretendo usar este kit para testar uma aplicação com comunicação pela energia elétrica. Continuem acompanhando!

Um abraço,

Sergio Prado

  • Thiago

    eu ja vinha usando o launch pad para MSP430 vendido por 4,30 dolares no site da texas, conhece? o frete é gratis e chega em uma semana.depois quando aprender mais deste e da mini 2440, acho que vou comprar esse kit tb.
    abraço

  • Olá Thiago,

    Conheço sim! À propósito, vou participar este fim de semana de um treinamento com o Alessandro Cunha sobre o MSP430. Depois publico minhas considerações aqui!

    Abraços!

  • Guilherme Coelho

    Ola, possuo um desses kits, porém nao consegui localizar no cd de instalacao o aplicativo F28069_controlSTICK.exe, voce poderia envia-lo para o meu email ?  Ou ao menos dizer em qual pasta fica o aplicativo (talvez nao procurei direito)

  • Marcus Fazzi

    Recebi um Piccolo também, vocês sabem se tem algum SDK para Linux ?

    • Olá Marcus,

      Até onde sei, só Windows mesmo…:(

      Um abraço.

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.