ARM anuncia nova arquitetura Cortex A-15

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: , ,

A ARM anunciou no último dia 08 de setembro uma nova arquitetura Cortex A-15, codename “Eagle”, voltada para aplicações mobile, multimedia, servidores e infraestrutura de redes.

E este novo core é realmente poderoso, sendo até 5 vezes mais rápido que um Cortex-A9, rodando a 2.5GHz e consumo de energia equivalente. Isso torna cada vez mais real a possibilidade de executar aplicações pesadas em dispositivos mobile, como por exemplo as que envolvem gráficos 3D e videos HD.


É realmente um grande passo para a ARM manter a liderança no mercado mobile e de MIDs, e buscar espaço em servidores e equipamentos de rede. Além disso, este novo core é totalmente compatível com toda a série de processadores Cortex-A, incluindo todo o conjunto de ferramentas, softwares e sistemas operacionais.

Três empresas participaram do anúncio e estão licenciando esta nova arquitetura: Samsung, ST Ericsson e Texas Instruments, todas elas com soluções para equipamentos mobile. O vídeo abaixo anuncia a nova arquitetura com mais detalhes:

 

O press release pode ser acessado aqui.

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.