Hands-on de MSP430 com a placa Launch Pad

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: , , , ,

Neste fim de semana participei do Hands-on de MSP430 pela TechTraining. Com duração de 4 horas, o curso é um treinamento prático de introdução à arquitetura MSP430 da Texas Instruments, e em específico, ao kit didático Launch Pad, criado para facilitar a vida daqueles que querem aprender programação para microcontroladores, e também dos mais experientes que querem conhecer melhor esta arquitetura.


Junto com a plaquinha acima, o kit acompanha outro microcontrolador (MSP430G2211), um cristal extra e alguns conectores. E é realmente muito fácil usá-lo. Basta conectar o kit na porta USB do PC, que ele já esta se comunicando com o ambiente de desenvolvimento da IAR. 

O curso, aplicado pelo Alessandro Cunha, é todo focado na prática. Através de alguns exemplos simples e didáticos (acender led, ler botão, usar o timer e o modo de low power da CPU), nos é apresentado um pouco da arquitetura deste microcontrolador e do ambiente de desenvolvimento da IAR.

A propósito, para quem não conhece (ou não se lembra), o Alessandro foi um dos palestrantes do 2o. Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados, onde ele falou de projetos de baixo consumo. É notável sua capacidade didática ao tentar nos passar alguma idéia ou conceito, e isso com certeza facilita o aprendizado dos participantes.

Gostei bastante da dinâmica do curso, com um conteúdo bem interessante. É claro que 4 horas é muito pouco para cobrir toda a arquitetura do microcontrolador (e estas 4 horas realmente passaram muito rápido). Mas foi o suficiente para despertar a curiosidade dos participantes na ferramenta.

Achei que ficou faltando uma intrudução à arquitetura do microcontrolador antes de trabalhar nos exemplos (arquitetura da CPU, mapeamento de memória, etc). Mas nada que não pude resolver dando uma olhada nas primeiras páginas do Datasheet do microcontrolador…:)

E por falar em documentação, a TechTraining fornece um conjunto de documentos, datasheets e esquemáticos além de versões gratuitas de ferramentas Windows para desenvolver para o microcontrolador. No final, o participante sai com um kit debaixo do braço e um monte de idéias para colocar em prática.

O próximo Hands-on acontecerá no dia 19 de março. Se você estiver interessado, entre em contato com a TechTraining por e-mail.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.