Slides do TDC 2018 São Paulo

- por Sergio Prado

Categorias: Palestras Tags: ,

Na semana de 17/07 a 21/07 aconteceu mais uma edição do TDC São Paulo, um dos melhores (e possivelmente maiores) eventos de tecnologia do Brasil.

Gosto bastante do evento porque ele mistura tribos de todos os extremos da tecnologia (sistemas embarcados, programação web, segurança, inteligência artificial, gestão e negócios, programação móvel, metodologias de desenvolvimento, banco de dados, etc), além do evento ter uma energia muito boa e ser muito bem organizado pela Yara Senger e sua equipe.

Tiver o prazer de palestrar mais uma vez no evento, desta vez na trilha de Internet das Coisas. O tema da palestra foi “Sistemas Operacionais para Internet das Coisas”, com foco no uso de sistemas operacionais de código-aberto para os nós da rede (as “coisas” do IoT). Em específico, para os nós com poucos recursos computacionais (CPU, RAM, flash, I/O).

Depois de uma introdução sobre a motivação do uso de um sistema operacional em uma solução de IoT, apresentei cinco opções de sistemas operacionais: Amazon FreeRTOS, Zephyr OS, NuttX, Contiki e RIOT.

Fechei a apresentação com uma tabela comparativa destes cinco sistemas operacionais, concluindo que não existe “o melhor” sistema operacional, mas ressaltando que o Zephyr OS parece ser o sistema operacional para IoT com maior perspectiva de crescimento nos próximos anos.

Para quem se interessar, é só baixar os slides da apresentação.

Um abraço e bons estudos!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.