Retrospectiva 2019

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags: ,

Este é o oitavo ano seguido que escrevo uma retrospectiva pessoal do trabalho que realizei no ano que passou.

Escrever estas retrospectivas é um processo bem bacana porque elas me ajudam a repensar as atividades realizadas nos últimos 12 meses e planejar melhor o ano que está por vir, sem contar que é bem legal retornar depois a estas publicações e relembrar minha evolução pessoal e profissional nos anos que passaram. :-)

E como sempre, 2019 foi um ano ano bastante agitado e repleto de desafios, realizações e aprendizados!

ESTATÍSTICAS DO BLOG

O ponto negativo deste ano foi a quantidade baixa de posts publicados no blog, apenas 9. É um sinal de que preciso replanejar e priorizar melhor minhas atividades para retomar a frequência de publicação de artigos.

No total, foram 96.134 visualizações de página no blog, com uma média de aproximadamente 267 visualizações por dia.

Estes foram os 3 artigos mais acessados publicados em 2019:

  1. O que é um container Linux?
  2. Como o kernel Linux é testado?
  3. Analisando o core dump de aplicações no Linux

PROJETOS E COLABORAÇÃO

Este ano consegui submeter mais alguns patches para o Buildroot, totalizando 60 patches enviados para o projeto:

$ git log --author="Sergio Prado" --oneline | wc -l
60

Infelizmente em 2019 não consegui submeter nenhum novo patch para o kernel Linux, então continuo com os 11 patches submetidos nos anos anteriores:

$ git log --author="Sergio Prado" --oneline | wc -l
11

PALESTRAS E EVENTOS

O ponto alto este ano foram as minhas participações em eventos internacionais.

Em junho fui até Maryland/US participar do treinamento “Embedded Security Boot Camp” da Barr Group. O conteúdo apresentado foi fantástico, uma verdadeira imersão nos conceitos de segurança aplicados em projetos de sistemas embarcados, e servirá de base para algumas idéias de treinamentos que pretendo trazer para o Brasil.

No começo de agosto estive na Linux Developer Conference Brazil 2019, um evento que tenho muito orgulho de participar e ver crescer a cada nova edição. Apresentei lá a palestra “Linux kernel debugging: going beyond printk messages”, cujos slides e vídeo estão disponíveis para quem se interessar.

No final de agosto viajei para San Jose/CA para apresentar um workshop prático de 4 horas na ESC Silicon Valley com o título “Developing Embedded Real-Time Applications with Heterogeneous Multiprocessing Systems”. Foi mais uma experiência fantástica! Meu primeiro workshop apresentado em inglês, com sala cheia (25 pessoas). Foi muito legal também ver a lista completa de palestras na sala onde apresentei o workshop, e identificar meu nome ao lado de engenheiros reconhecidos internacionalmente como Jack Ganssle, Jacob Beningo e Jean Labrosse.

Já no final de outubro mais uma experiência sensacional! Tive a oportunidade de participar como palestrante da Embedded Linux Conference Europe que aconteceu em Lyon na França. Apresentei a palestra com o título “Linux kernel debugging: going beyond printk messages” e conheci diversas pessoas envolvidas com projetos de software livre como o U-Boot, Buildroot, Yocto Project e o kernel Linux. Para quem se interessar pela minha apresentação, pode dar uma olhada nos slides ou assistir o vídeo no YouTube.

EMBEDDED LABWORKS

Como tem sido nos últimos anos, 2019 foi novamente bastante agitado para a Embedded Labworks.

Em parceria com a Toradex e a Hensys, lancei o novo kit de desenvolvimento que estou utilizando nos treinamentos de Linux embarcado. Este novo kit tem algumas vantagens que incentivam e facilitam seu uso como plataforma de ensino. Mais informações sobre este kit no artigo “Aster, Ipê Cape e o novo kit de desenvolvimento da Embedded Labworks“.

Aumentei a carteira de clientes e desenvolvi alguns trabalhos de consultoria bem interessantes envolvendo Linux embarcado, Yocto Project e desenvolvimento de drivers para o kernel Linux.

Além disso, ministrei um total de 46 treinamentos este ano, dentre turmas abertas ao público e treinamentos in-company.

NOVIDADES PARA 2020

Para o próximo ano, tenho o grande objetivo de levar meu trabalho para o mundo inteiro! :-)

Para isso, pretendo continuar participando de eventos internacionais. Inclusive, minha presença como palestrante já está confirmada na Embedded World 2020, possivelmente o maior evento da área de sistemas embarcados no mundo, que acontece anualmente em Nuremberg na Alemanha. Irei palestrar na trilha Embedded OS ao lado de nomes como Richard Barry, Niall Cooling, Colin Walls, Karim Yaghmour, Chris Simmonds, etc!

Começarei também a escrever um blog em inglês. O blog já está no ar e chama-se #embeddedbits. Isso não significa que irei parar de escrever por aqui. Muito pelo contrário. Continuarei publicando aqui, mas alguns posts serão traduzidos para inglês e publicados no #embeddedbits, que irá receber também algumas publicações exclusivas. Irei escrever em breve por aqui um post detalhando minhas intenções com relação a este novo blog. Sinta-se à vontade para acessar o blog e enviar seus comentários e sugestões para sergio@embeddedbits.org.

Pretendo ainda migrar o material de todos os meus treinamentos para o novo kit de desenvolvimento e lançar um novo treinamento até o final do ano, tudo isso mantendo o ritmo de treinamentos e consultorias.

Sem dúvida, trabalho (e diversão) não vão faltar! :-)

Gostaria de desejar boas festas a todos os leitores do blog e um ótimo 2020!

Um grande abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.