ESC Silicon Valley 2012 – Dia 1

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: , , ,

O primeiro dia do evento foi bem tranquilo. Na verdade, a própria cidade de San Jose é bem tranquila. Talvez seja o frio!

Mas lá dentro do centro de convenções as coisas estavam bem quentes. Enquanto as empresas preparavam seus quiosques para a exposição que só começa amanhã, o dia foi recheado de mini-cursos.

E o problema era exatamente escolher qual mini-curso participar. Eram oito na parte da manhã, sete na parte da tarde, mais dois o dia inteiro. Na parte da manhã, participei do Hands-on do uCOS-III com o Matt Gordon da Micrium, com o tema “Fundamentals of Real-Time Kernels“. Na parte da tarde, assisti à ótima apresentação de Dan Saks com o tema “The Most Misunderstood Features of C“.

UCOS-III

A seção começou com pouca gente, talvez por causa do horário (começou pontualmente às 08:00). Logo de cara a infraestrutura me chamou a atenção. Como o mini-curso era no formato de hands-on, tinhamos cerca de 60 laptops, cada um com um kit bem legal da Renesas, que ao fim pudemos levar para casa.

O treinamento foi aplicado pelo Matt Gordon (quem foi no último ESC Brasil deve se lembrar dele), e estava dividido entre teoria e quatro atividades práticas:

  1. Usando o nova IDE da Renesas E2Studio (baseado em Eclipse).
  2. Criando e executando tarefas.
  3. Trabalhando com interrupções.
  4. Mecanismos de sincronização.

Foram 4 horas muito bem aproveitadas, com exercícios bastante didáticos, principalmente para quem esta começando ou pretende começar a trabalhar com RTOSs.

No final da apresentação conversei com o Matt, e ele me disse que tem a intenção de trazer este mesmo mini-curso para o ESC Brasil. Vamos torçer!

C NA VEIA

A palestra do Dan foi fantástica. Saí de lá querendo escrever meu próprio compilador! :)

O tema, numa tradução livre, foi “As funcionalidades mais obscuras da linguagem C“. Ele expôs com propriedade diversos conceitos da linguagem, mas num formato claro e direto. Definição e declaração de funções, passagens de parâmetros, qualificadores de tipo, declarações abstratas, strings, ponteiros e arrays, escopo, linkage e storage location, etc.

Se você acha que conhece tudo de C ou C++, devia assistir à uma palestra do Dan e rever seus conceitos! Eu o fiz! :) 

E com certeza o aprendizado que obtive nesta palestra irá gerar alguns artigos bem interessantes por aqui.

Hora de descansar. Amanhã tem mais!

Um abraço,

Sergio Prado

  • Antonio Alencar

    incrível hein? Aguardo mais informações desse evento! 

  • ianliu88

    Será que tem a palestra do Dan online?

    • Não acredito que a palestra tenha sido gravada. Mas assim que ele me enviar os slides, disponibilizo aqui.

      Um abraço.

  • Smith

    Legal Sergio. Gostaria muito de ter ido, mas o trabalho não deixa ! Que sabe na proxima.
    Particularmente me interessei sobre “As fun­cional­i­dades mais obscuras da lin­guagem C” E se tiver algum material que possa ser disponibilizado ou troca de informações, será de muita valia. Aproveite ai ! 

  • Ivan Assaritti

    Vendo o Sergio assim lá, tão entusiasmado, me traz um pingo de saudades de quando estive na minha primeira ESC (também em San Jose) e vi o lançamento de uma coisinha esquisita chamada BASIC Stamp, da PARALLAX.  Acho que foi em 92…

  • Andre

    Excelente artigo, espero por seus novos artigos em C

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.