Agenda e slides do treinamento de FreeRTOS

- por Sergio Prado

Categorias: Treinamentos Tags: ,

Finalizei a preparação do material do treinamento de FreeRTOS. Devo ainda acrescentar mais alguns tópicos como o porte do FreeRTOS para outras plataformas e as novas funcionalidades da versão 7.2.0 liberada na semana passada, mas posso garantir à vocês que a agenda já esta bem interessante! :)

Não vou levar nenhum projeto pronto para os alunos. Iremos preparar e desenvolver um projeto do zero com o FreeRTOS. Nada de receitas de bolo. A idéia aqui é capacitar o aluno para integrar um projeto com o FreeRTOS em qualquer plataforma de hardware.

Além dos tópicos básicos do desenvolvimento com um RTOS (definição de tarefas e prioridades, comunicação e sincronização com queues e semáforos, controle de acesso à recursos com mutex, etc) teremos algumas atividades interessantes como a integração do lwIP (pilha de protocolos TCP/IP open source) e da biblioteca gráfica eGUI com o FreeRTOS.

Os exercícios foram elaborados de forma que possamos utilizar quase todas as interfaces de hardware disponíveis no kit da Freescale, incluindo leds, botões, conversor A/D, acelerômetro, watchdog, RTC, Ethernet, UART e display LCD.

Estudaremos também algumas técnicas e ferramentas interessantes para medir o consumo da CPU, calcular e monitorar o uso do stack para evitar stack overflow, monitorar o uso do heap, colher estatísticas de execução das tarefas, etc.

Por último, desenvolveremos um projeto completo abordando todos os conceitos apresentados no treinamento. Este projeto será um módulo automotivo com as características abaixo:

  • Sensor de colisão e acionamento de airbag.
  • Medidor e indicador de nível de óleo do motor.
  • Medidor de combustível e abastecimento do veículo via RS232.
  • Leds indicadores de veículo ligado, porta aberta, nível de óleo do motor e colisão.
  • Log dos últimos 10 eventos.
  • Acesso remoto via Internet para exibir o status do veículo, o log de eventos da aplicação e a lista de tarefas em execução.

Uma coisa eu prometo: será diversão garantida! :)

Esta é a página oficial do treinamento. A agenda completa esta disponível aqui e os slides aqui.

As vagas para as duas turmas abertas de setembro já se esgotaram. Mas se você pretende participar deste treinamento, não se preocupe que em outubro devo abrir mais uma ou duas turmas, dependendo da demanda. Se você pretende participar desta turma de outubro, faça a pré-inscrição aqui.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.