Freescale Tower System

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: , , ,

A Tower System é uma plataforma de desenvolvimento modular compatível com diversas arquiteturas de 8, 16 e 32 bits da Freescale, possibilitando um desenvolvimento rápido do projeto e facilitando bastante a prototipagem. Comecei a ter contato com esta plataforma nas últimas semanas e estou gostando bastante.

Ela é composta por dois elevadores ou elevators que possibilitam a conexão de até 6 placas ou módulos de expansão. Um dos módulos deve ser o do processador ou microcontrolador, e os outros podem ser usados para adicionar funcionalidades como display LCD, áudio, ethernet, CAN, RS232/485, Wi-Fi, controle de motor, etc.

No momento, existem mais de 50 placas ou módulos diferentes compatíveis com a Tower System. Os módulos com o processador/microcontrolador podem também ser usados de forma isolada, e normalmente possuem uma interface de debug integrada à porta USB, possibilitando debugar a aplicação sem a necessidade de nenhum hardware adicional.

A idéia é mais ou menos essa:

  • Seu projeto é uma aplicação multimedia? Basta integrar os elevadores (TWR-ELEV), um módulo com microcontrolador (TWR-K40), um módulo de audio (TWR-AUDIO) e um módulo com display LCD (TWR-LCD).
  • Seu projeto é uma solução Wi-Fi? Basta integrar os elevadores (TWR-ELEV), um módulo com microcontrolador (TWR-K60), e um módulo Wi-Fi (TWR-WIFI).
  • Seu projeto é para controlar motores? Basta integrar os elevadores (TWR-ELEV), um módulo com DSC (TWR-56F8257), e um módulo de controle de motor (TWR-MC-LV3PH).

Um módulo processador interessante é o TWR-K60D100M, que contém o Kinetis K60, um ARM Cortex-M4 que roda a 100MHz e com 512K de flash e 128K de SRAM. Esta linha Kinetis da Freescale é baseada na arquitetura ARM Cortex-M. São mais de 200 microcontroladores com foco em baixo consumo (ARM Cortex-M0+) e alta performance (ARM Cortex-M4), com diversas configurações de periféricos e memória.

Além do microcontrolador K60, este módulo possui uma porta USB que serve ao mesmo tempo de alimentação, conexão de debug e porta serial, uma interface de cartão SD/MMC, ADC com potenciômetro, acelerômetro, RTC com bateria, 4 leds, 2 botões mecânicos, 4 botões touch capacitivos e uma conexão de infravermelho.

Outros dois módulos interessantes são o TWR-SER, disponibilizando os barramentos CAN, ethernet, USB e RS232/485, e o TWR-LCD, com um display LCD de 3.2″ com touchscreen, joystick e buzzer.

E para trabalhar com a Tower System, a Freescale tem um ecossistema bem interessante, incluindo um RTOS (MQX), uma IDE baseada em Eclipse (Codewarrior Development Studio) e uma biblioteca de interface gráfica (eGUI).

Existe ainda uma comunidade online, chamada Tower Geeks, dedicada ao desenvolvimento de projetos com a Tower System, que permite aos membros discutir, interagir, compartilhar e trocar idéias sobre esta plataforma.

Para comprar um ou mais módulos, você pode acessar o próprio site da Freescale. O preço de cada módulo varia de $60 a $200 (FOB).

Não é um valor acessível para o hobbysta que pretende aprender sobre a plataforma, mas pode ser uma solução interessante para quem esta planejando migrar seu projeto para 32 bits, e pretende prototipar rapidamente o produto com um microcontrolador da linha Kinetis.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.