Seminário Linux Embarcado 2011

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

Finalmente teremos este ano o primeiro seminário de Linux Embarcado no Brasil! Organizado pelo Portal Embarcados e pela Tempo Real Eventos, o seminário acontecerá no dia 6 de agosto, terá 8 palestras no total, separadas em duas trilhas de 4 palestras cada, uma trilha para iniciantes e outra com temas mais avançados.

Eu estarei presente como palestrante nas duas primeiras palestras na trilha de iniciantes. Aqueles que estão iniciando na área de Linux embarcado terão a oportunidade de entender melhor porque o sistema do pinguim esta cada vez mais conquistando espaço na área de embarcados. Além disso, aprenderemos como montar um sistema com Linux embarcado do zero com o Buildroot.

Ainda na trilha para iniciantes, Rafael Antognolli apresentará o conjunto de bibliotecas que formam a base do Desktop Enlightenment, também conhecidas como EFL, ou Enlightenment Foundation Libraries. São bibliotecas que facilitam a criação de aplicações gráficas, e devido ao seu tamanho e desempenho, são uma ótima alternativa no desenvolvimento de aplicações para sistemas embarcados.

Já na trilha de temas avançados, Lucas de Marchi fará uma apresentação do systemd, um novo sistema de init que visa substituir sistemas usados atualmente como SysV, upstart e openrc. Vai ser bem interessante. Já vi sistemas diminuírem o tempo de boot de 30s para 4s apenas trocando do SysV para o systemd.

Pedro Scarapicchia Junior apresentará outra palestra interessante na trilha de temas avançados, falando sobre otimização de código com profiling em Linux embarcado, tanto em kernel space quanto em user space.

E para fechar a trilha de temas avançados teremos Glauber Costa apresentando o QEMU, um emulador Open Source que pode ser utilizado para testes de aplicações e verificação de sistemas, em especial para plataformas embarcadas.

Existem ainda duas palestras a serem definidas. Mais informações sobre o seminário e o procedimento para a inscrição estão disponíveis no site da Tempo Real aqui.

Nos vemos lá!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.