Primeiras impressões da Cubietruck

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: ,

O pessoal da FILIPEFLOP me enviou para análise alguns dias atrás a Cubietruck.

cubietruck

A Cubietruck é fabricada pela Cubietech, sendo a terceira geração da famosa Cubieboard, por isso às vezes é chamada de Cubieboard 3.

É uma plaquinha bem poderosa, baseada no SoC A20 da AllWinner, um ARM Cortex-A7 dual-core de 1GHz e GPU Mali400, com 2GB de memória RAM DDR3 e 8GB de memória flash NAND.

Possui diversas interfaces de I/O, incluindo USB Host e OTG, Ethernet Gigabit, saídas de vídeos HDMI e VGA, saída de áudio via plug 3.5 mm e SPDIF.

Além da memória flash NAND integrada, possui entrada para um cartão micro SD e disco SATA 2.0, o que é raro nestas placas chinesas mais em conta.

Possui também dois barramentos de pinos com diversas interfaces de comunicação, incluindo UART, I2S, I2C, SPI, ADC, UART, PS2, PWM, IRDA, etc. Tem até uma bateria de lítio para alimentar o RTC.

Outra vantagem é o uso do Ampak AP6210, adicionando capacidade de comunicação sem fio por Bluetooth e Wi-Fi 802.11 b/g/n!

cubietruck-io

A placa deve ser alimentada por uma fonte externa de 5V/2A (ou 3A se estiver usando um disco SATA). O kit de desenvolvimento já vem com alguns cabos, incluindo cabo de alimentação e outro para o disco SATA, além de um dissipador para o SoC.

SOFTWARE

O principal ponto de referência para a Cubietruck é o site oficial do projeto. Lá estão disponíveis links para baixar toda a documentação, código-fonte e imagens de SO, além de tutoriais de instalação e uso da plataforma.

Atualmente a Cubietruck suporta os sistemas operacionais Android, Lubuntu e Fedora.

A placa vem de fábrica com o Android 4.2.2 gravado na memória flash, que roda impressionantemente rápido. O boot até uma Launcher customizada leva menos de 25 segundos! Navegando pela interface gráfica, a versão do Android deles me pareceu bem polida e acabada. Não tive nenhum problema de travamentos ou lentidão (2G de RAM ajudam bastante neste caso).

Resolvi testar também o Lubuntu, uma versão mais leve do Ubuntu que utiliza o LXDE como ambiente de área de trabalho. Instruções para instalar o Lubuntu na Cubietruck estão disponíveis no site do projeto. A CubieTech criou uma ferramenta chamada LiveSuit, com suporte aos sistemas operacionais Windows e GNU/Linux, para facilitar o processo de gravação da imagem na memória flash NAND.

livesuit

A distribuição é realmente leve e rodou muito bem na Cubietruck.

lubuntu

Outro recurso bastante interessante para quem vai trabalhar com esta plataforma é o site da comunidade linux-sunxi. Esta wiki é mantida por uma comunidade de desenvolvedores interessados em manter o suporte ao kernel Linux para plataformas que utilizam os chips da Allwinner.

VANTAGENS?

Algumas vantagens interessantes da Cubietruck são as interfaces de comunicação sem fio (Bluetooth e WiFi), suporte à discos SATA e a presença de uma bateria de lítio. As distribuições fornecidas para trabalhar com a plataforma me pareceram bastante estáveis e a documentação do projeto é razoável.

Atualmente a placa tem um investimento aproximado de $90, e pode ser importada diretamente de um distribuidor oficial do projeto. O pessoal da FILIPEFLOP também vende a placa com pronta-entrega para todo o Brasil.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.