Um novo blog sobre sistemas embarcados

- por Sergio Prado

Categorias: Notícias Tags: ,

Este ano de 2020 iniciei um novo projeto, um blog em inglês sobre sistemas embarcados para o público internacional chamado #embeddedbits.

Há mais de 10 anos comecei a escrever aqui em sergioprado.org. E foi uma das melhores decisões da minha carreira.

Manter um blog é uma experiência fantástica. Acumulamos tanto conhecimento conforme nossa carreira evolui que acredito ser um desperdício não “documentar” este processo e compartilhar nosso conhecimento com outros profissionais da área.

Percebi também que, pelo menos para mim, escrever é a melhor forma de organizar as idéias e entender melhor sobre um determinado assunto.

O blog também serve para mim de referência. Eu visito ele com bastante frequência para relembrar determinado assunto, ou mesmo para passar algum artigo como referência para outras pessoas (muitas perguntas que as pessoas me fazem acabam virando um artigo no blog).

Por fim, o blog serve também como “cartão de visita” para o trabalho que desenvolvo na comunidade de sistemas embarcados no Brasil. Ele ajudou bastante a fazer crescer e trazer negócios para a minha empresa, a Embedded Labworks. Depois descobri que isso chama-se “marketing de conteúdo”, mas nunca me preocupei muito com estes conceitos. Eu gosto mesmo é de compartilhar. :-)

Bom, agora eu decidi expandir as fronteiras e começar a escrever também em inglês. É uma idéia que já estava trabalhando há alguns anos e agora resolvi colocar em prática. E então nasceu o embeddedbits.org!

A idéia é publicar sobre sistemas embarcados para o público internacional. Mas não se preocupe, o sergioprado.org vai continuar na ativa. Boa parte do conteúdo que postarei no #embeddedbits, será publicado aqui também. Mas é possível que eu publique algum conteúdo exclusivo por lá, então não deixe de seguir o #embeddedbits!

Este ano minha meta é escrever um post por semana em cada blog. E pretendo expandir os assuntos e falar mais sobre segurança em sistemas embarcados, um assunto que tenho estudado bastante nos últimos anos.

Vocês deverão ver tópicos sobre criptografia, boot seguro, desenvolvimento de software seguro (C/C++, Rust), desenvolvimento de exploits em ARM, engenharia reversa de dispositivos e firmware, ferramentas de hacking, TPM (trusted platform module), ARM Trustzone e TEE (trusted execution environment), etc! Tudo aplicado a sistemas embarcados rodando Linux, Android, RTOS ou mesmo um código bare-metal!

Sinta-se à vontade para acessar a página inicial do #embeddedbits, assinar a newsletter ou o RSS e ler o primeiro post do blog.

E nos vemos por lá. E por aqui também! :)

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.