Linuxcon 2010
- por Sergio Prado
Esta semana, em Boston/EUA, a Linux Foundation organizou a Linuxcon 2010, reunindo desenvolvedores, administradores, usuários e executivos que trabalham com Linux.
Muita coisa aconteceu por lá, em áreas tão diversas como mobile, servidores e sistemas embarcados.
A Linux Foundation divulgou um programa, chamado de "Open Compliance Program", cujo intuito é ajudar as empresas a disponibilizar os códigos-fonte utilizados sob licenças open-source, como a GPL. Segundo a Linux Foundation, muitas empresas não divulgam seu código-fonte por falta de conhecimento dos aspectos legais ou operacionais. A Linux Foundation irá disponibilizar ferramentas, manuais, cursos e modelos de documento para que as empresas evitem o desrespeito às licenças de software livre.
Sabendo da importância que o Linux vem assumindo nos últimos anos em sistemas embarcados e dispositivos móveis, a Qualcomm Inovation Center, uma subsidiária da Qualcomm, fabricante de chips para celulares, tornou-se um membro Platinum da Linux Foundation. Isso significa um melhor suporte e avanço do Linux no mercado mobile.
No keynote da Novell, no segundo dia do evento, falou-se bastante sobre a evolução da computação em nuvem, balanceamento de carga em servidores Linux e virtualização.
Foi divulgada também uma pesquisa realizada Forrester Research, sobre a utilização do Linux como host entre desenvolvedores de software, e o resultado mostrou um crescimento do Linux nos últimos 3 anos:
Falou-se também da plataforma Meego, junção dos projetos Moblin da Intel e Maemo da Nokia, baseado na arquitetura Atom da Intel.
Pelo que li em sites e blogs de tecnologia, o grande foco este ano foi a importância do software livre e aberto, e do crescimento da plataforma Linux no mercado mobile.
Nos dias 31/08 e 01/09, em São Paulo, vai acontecer a Linuxcon Brasil. Palestrantes de nome estarão por lá, como Linus Torvalds (criador do Linux), Jim Zelim (diretor da Linux Foundation) e Jane Silber (CEO da Canonical), além do inusitado Jon "maddog" Hall, que sempre esta em todos os eventos de Linux.
Eu estarei lá para ouvir o que o pessoal tem a dizer sobre o futuro do Linux, principalmente no mercado embedded. Se você quiser participar, a página do evento pode ser acessada aqui, e o ingresso para o evento pode ser comprado no site da Linux Magazine.
Um abraço,
Sergio Prado
Sem Comentários
Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!