Seção prática de FreeRTOS no Masters Brasil 2014

- por Sergio Prado

Categorias: Palestras Tags:

No próximo dia 23 de outubro estarei no Masters Brasil 2014, evento anual da Artimar/Microchip, apresentando duas seções práticas de FreeRTOS com o kit de desenvolvimento PIC32 Ethernet Starter Kit II.

masters_2014

O título da seção prática é “Desbravando o FreeRTOS™: projeto de software embarcado com sistemas operacionais de tempo real no PIC32“, com a seguinte descrição:

“A complexidade dos sistemas embarcados vem aumentando juntamente com a performance dos MCUs disponíveis. Os sistemas de tempo real (RTOS) estão entre as principais ferramentas para auxiliar nesse tipo de projeto, mas integrar um RTOS em um projeto de software embarcado é fácil. Difícil é modelar o software para utilizar melhor as funcionalidades do RTOS. A mudança de paradigma é grande quando saímos de um modelo estruturado, baseado no super-loop, para um modelo baseados em tarefas. Como dividir o sistema em tarefas? Como definir corretamente as prioridades das tarefas? Como implementar a comunicação entre as tarefas? Nessa aula prática serão apresentados os fundamentos dos sistemas de tempo real e sua aplicação através do FreeRTOS rodando em um PIC32.”

Serão duas turmas de 4h cada, uma de manhã e outra à tarde. Pretendo cobrir as principais APIs do FreeRTOS para gerenciamento de tarefas, comunicação entre tarefas com queues, mecanismos de sincronização com semáforos e mutex, e tratamento de interrupção.

Além da minha seção, o evento está repleto de outras atividades teóricas e práticas, além da área de exposições com os parceiros da Artimar/Microchip.

Se você estiver interessado, basta acessar o site do eventofazer a inscrição.

Nos vemos lá!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.