Grade de palestras da trilha de Linux embarcado do TDC 2016 São Paulo

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

Eu e o Bruno Herrera fechamos esta semana a grade da trilha de Linux embarcado do TDC 2016 São Paulo, e ela ficou bem legal!

linux-embarcado

Serão sete apresentações bem diversificadas e interessantes.

O dia começa com o Raul da Toradex apresentando sobre o desenvolvimento em processadores de arquitetura heterogênea, envolvendo o uso de Linux embarcado e FreeRTOS para controle em tempo real de um robô que se auto equilibra (pêndulo invertido).

Depois o André Curvello irá abordar um tema bem interessante: o uso de GPU e OpenGL para processamento de imagens em Linux embarcado.

Logo após o almoço teremos a palestra do Bruno Meneguele, que vai falar sobre um assunto obscuro e pouco documentado. Como um bootloader como o U-Boot carrega o kernel Linux para a memória? Como ele passa os parâmetros de boot para o kernel? E informações do hardware como mapeamento de memória e Machine ID? E no caso do uso de um device tree?

Em seguida teremos a palestra do Vinicius Zein, que abordará técnicas e ferramentas de desenvolvimento em C++ para sistemas com Linux embarcado.

E as três últimas palestras também estão interessantíssimas!

O Cleiton Bueno irá abordar uma solução completa de um sistema Linux com aplicação gráfica em Qt5 e um backend de processamento em Python, com webserver e tudo mais!

Depois o Bruno Herrera irá nos mostrar como ele conseguiu colocar o kernel Linux para rodar em um microcontrolador ARM Cortex-M3/4! E ele vai nos dizer porque esta pode ser uma plataforma interessante para o desenvolvimento de dispositivos e aplicações para a Internet das Coisas.

Por fim, o Bruno da NXP irá nos mostrar como funciona o processo de boot seguro em um microprocessador ARM com Linux embarcado. Show!

Estamos ainda atrás de alguns patrocínios para fazer sorteios de brindes durante as apresentações. Se você estiver interessado em patrocinar a nossa trilha doando aquela plaquinha que está encostada, é só entrar em contato comigo! :)

A grade completa da trilha está disponível no site do TDC.

A trilha vai acontecer no dia 06/07 e a inscrição tem um investimento de R$150,00, uma barganha perto do que será apresentado, e dos contatos e pessoas que você poderá conhecer por lá.

A inscrição pode ser feita diretamente no site do TDC.

Ah, aproveite também para ver a trilha de Embarcados, coordenada pelo Fábio Souza e pelo Henrique Rossi. A grade deles também ficou bem legal!

Um abraço e até lá!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.