Buildroot 2013.05
- por Sergio Prado
No fim de maio foi lançado o Buildroot 2013.05, que já durante alguns anos segue um ciclo de release constante de 3 meses. Este último ciclo foi o mais ativo de todos, com mais de 900 commits, incluindo:
- Suporte ao Wayland, novo protocolo de servidor gráfico que visa substituir o X11.
- Adição de diversos novos pacotes, incluindo suporte completo ao Qt5.
- Suporte às versões 4.6.4, 4.7.3 e 4.8.0 do GCC.
- Suporte às arquiteturas ARC e Blackfin.
- Inclusão de alguns arquivos padrão de configuração para algumas placas de mercado, incluindo a Raspberry Pi.
Usar o Buildroot para gerar um sistema Linux completo para a Raspberry Pi, por exemplo, é muito simples:
$ wget http://buildroot.net/downloads/buildroot-2013.05.tar.bz2 $ tar xjfv buildroot-2013.05.tar.bz2 $ cd buildroot-2013.05/ $ make rpi_defconfig $ make |
No final teremos as imagens do bootloader, kernel e rootfs disponíveis no diretório output/images:
$ ls output/images/ rootfs.tar rpi-firmware zImage |
O Buildroot tem ainda diversos outros arquivos de configuração para placas comuns de mercado (Beaglebone, Pandaboard, i.MX53 QSB, mini2440, etc), facilitando bastante a geração de sistemas Linux simples para estas placas.
O e-mail do mantenedor do projeto Peter Korsgaard, destacando as principais alterações desta versão, pode ser acessado aqui.
À propósito, este ano o Buildroot irá participar do Google Summer of Code, projeto coordenado pelo Google, que permite estudantes participarem do desenvolvimento de projetos open source.
O desafio será melhorar o suporte à multimedia no Buildroot para SoCs ARM, incluindo pacotes como OpenGL, OpenVG, EGL e OpenMAX. O trabalho será realizado nas arquiteturas OMAP3, OMAP4 e AM33xx da Texas, BCM2835 da Raspberry Pi, i.MX6 da Freescale, Exynos 4 da Samsung e A1x da Allwinner Technology.
O trabalho me parece ser bem interessante, e deve melhorar ainda mais o suporte do Buildroot às bibliotecas multimedia para SoCs ARM. Mais informações sobre o projeto aqui.
Um abraço!
Sergio Prado