Buildroot 2013.02 e integração com Eclipse

- por Sergio Prado

Categorias: Buildroot Tags: , ,

A versão 2013.02 do Buildroot foi lançada recentemente pelo mantenedor do projeto Peter Korsgaard.

Sigo a lista de e-mails do Buildroot há um bom tempo, e posso dizer que ele é um projeto muito bem suportado pela comunidade. Neste release foram 849 commits, com atualizações na geração de toolchains, suporte à novas arquiteturas, e a adição de mais de 60 novos pacotes. Uma lista completa das alterações pode ser acessada aqui.

Uma funcionalidade interessante incluída nesta nova versão é a integração com o Eclipse, facilitando bastante o trabalho de quem gosta de desenvolver aplicações através de uma IDE gráfica. Vamos ver como ficou esta integração do Buildroot com o Eclipse?

INTEGRAÇÃO COM ECLIPSE

Um tempo atrás escrevi um artigo sobre como usar o Eclipse para desenvolvimento e debugging de aplicações em Linux embarcado, mas esta integração do Buildroot com o Eclipse facilita bastante o processo de configuração do Eclipse. 

A idéia aqui é, depois de você ter gerado o sistema com o Buildroot, configurar e usar o Eclipse para desenvolver e testar sua aplicação.

CONFIGURANDO O AMBIENTE

O primeiro passo é habilitar a opção BR2_ECLIPSE_REGISTER no menu de configuração do Buildroot em:

Toolchain --->
    [*] Register toolchain within Eclipse Buildroot plug-in

Recompile o Buildroot com o comando make. Será gerado um arquivo no HOME do usuário chamado .buildroot-eclipse.toolchains. Este arquivo é usado pelo plugin do Eclipse para encontrar os toolchains disponibilizados pelo Buildroot.

Depois baixe a última versão do Eclipse IDE for C/C++ Developers e descompacte-o em um diretório na sua máquina.

Execute o Eclipse e acesse o menu Help -> Install New Software. No campo “Work with“, adicione a URL http://buildroot.org/downloads/eclipse/ e instale o SDK do Buildroot.

eclipse1

CRIANDO UM NOVO PROJETO

Para criar um novo projeto, acesse o menu File -> New -> C Project e selecione Executable -> Empty Project -> Buildroot ARM. Dê um nome ao projeto e clique em Finish.

eclipse2

Escreva uma aplicação simples e compile. Veja que automaticamente o toolchain do Buildroot será usado para compilar a aplicação, não sendo necessário nenhuma configuração adicional!

eclipse3

TESTANDO E DEBUGANDO

Para testar e debugar a aplicação, você vai precisar dos servidores SSH e SFTP instalados no target. Para isso, você pode habilitar no Buildroot a dupla Dropbear e Green End SFTP Server, que implementam um servidor SSH e SFTP, respectivamente. Outra possibilidade é habilitar o OpenSSH, que implementa ambas funcionalidades de SSH e SFTP.

Recompile o Buildroot e teste a conexão SSH. Não esqueça de configurar uma senha para o usuário root antes de testar.

Depois acesse no Eclipse o menu Run -> Run configurations. Clique duas vezes em Buildroot ARM. No campo “Connection“, crie uma nova conexão do tipo SSH Only, configurando corretamente o endereço IP do Target, e salve. No campo “Remote Absolute File Path for C/C++ Application“, digite o caminho completo da sua aplicação (ex: /root/teste). Clique em Apply e depois em Run. A aplicação será executada e sua saída será exibida na aba Console do Eclipse.

eclipse4

E para iniciar o debugging, basta clicar na seta do lado do “inseto verde” e selecionar a configuração criada acima.

eclipse5

Fácil, não? :)

No caso de dúvidas, consulte a documentação do plugin, que possui instruções bem detalhadas sobre a configuração da integração do Buildroot com o Eclipse.

Um abraço!

Sergio Prado

  • Fabio

    Parabéns Sergio. Ótimo artigo….

    Tenho uma pergunta.

    Se eu tiver dois ou mais projetos com o Buildroot, o plugin vai reconhecer minhas plataformas ? Obrigado Fabio

    • Olá Fábio!

      Em teoria sim! Ele cria uma entrada no arquivo .buildroot-eclipse.toolchains para cada toolchain. Já na prática, só testando! :)

      Se conseguir fazer este teste publica aqui o resultado.

      Abs!

      • Fabio

        Olá, Sergio,

        Realmente ele cria duas entradas no arquivo .buildroot-eclipse.toolchains, e para criar o projeto tem as duas opções para selecionar qual toolchain utilizar….

        Obrigado..

        Abs..

  • Diego Sueiro

    Fala Serjão,

    Você sabe me dizer se a criação do projeto no Eclipse usando a toolchain do BR também cria os arquivos necessários para que esse projeto possa ser visto pelo BR como um package?

    Abraços,

    • Fala Diegão! Infelizmente não!

      A integração é apenas com os toolchains gerados pelo Buildroot. Mas ainda não existe nenhuma integração com o sistema de build do Buildroot.

      Um abraço.

      • Diego Sueiro

        Valeu Serjão…
        Seria bem legal ter essa feature.

  • Jerônimo Lopes

    O plugin ainda não funciona na ultima versão do Eclipse (Kepler), mas pelo que vi no github parece que em breve já vai ser atualizado.

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.