Aprendendo e compartilhando

- por Sergio Prado

Categorias: Carreira Tags: ,

Quem é leitor assíduo do blog sabe que de vez em quando deixo de lado os bits e bytes do dia-a-dia para me meter em assuntos mais “analógicos” como atitudes, gestão de carreira e filosofia de vida.

Não que eu seja um especialista em psicologia comportamental, ou que tenha passado anos meditando com monges budistas, longe disso! :) Mas acredito que tenho um compromisso de compartilhar aquilo em que acredito com àqueles que acompanham o blog.

E já recebi de pessoas que me acompanham inúmeras mensagens e perguntas sobre como criar um blog. Sobre o que escrever? Que domínio escolher? Como e onde hospedar? Que ferramentas usar? Qual o melhor layout? E por aí vai…

Vou tentar responder todas estas perguntas, dentro daquilo que tenho experienciado nestes mais de dois de blog. Mas antes quero falar sobre algo fundamental. Algo o qual você precisa estar preparado. Porque tão importante quanto iniciar um projeto, é ter disciplina para mantê-lo.

POKE THE BOX

Recentemente li mais um ótimo livro do Seth Godin, chamado Poke the Box. O livro é sobre como tomar initiativas. Iniciar projetos. Mas é também sobre entregas. Finalizar projetos. E como se preparar para o que acontecer neste meio tempo.

O problema principal aqui é o medo. Medo de fracassar. As pessoas tem medo de fracassar. E lidam com isso de duas formas. 

Alguns vão ao extremo. Iniciam tantos projetos que não acabam nenhum. É um meio de fugir das responsabilidades. De arranjar desculpas para não terminar aquilo que começou.

Mas a maioria não inicia nenhum projeto, por medo de falhar. Afinal, começar algo maximiza as chances de fracasso. Na prática, o fracasso é o mesmo. Na verdade, pior, já que deixamos de aprender com os erros.

Portanto, se você quer começar seu blog. Simplesmente comece. Dê o primeiro passo.

OS PRIMEIROS PASSOS

Tomar a decisão é difícil. Executar é fácil. Crie uma conta no Blogger ou no WordPress. Em questão de minutos seu blog estará pronto para o primeiro post. Vai lá!

Mas sobre o que você quer escrever? Escreva sobre o que você gosta. Escreva sobre o que te motiva. E não invente. Os leitores são inteligentes. Por outro lado, também não tenha medo de expressar sua opinião. É ela que faz a diferença.

PEDE PRA SAIR!?

Depois de alguns posts você começará a ouvir dentro de sua cabeça a voz do Capitão Nascimento: “Pede pra sair!”.

Você esta disposto a investir horas por semana para escrever um post de qualidade? Porque você vai começar a reclamar de falta de tempo (seria prioridade?) para escrever no blog.

Esteja preparado também para enfrentar opiniões divergentes dos leitores. Você vai precisar ter jogo de cintura. Aprender a “ouvir” diferentes pontos de vista. Assumir seus erros e bola pra frente. Mas aproveita. Você vai aprender bastante, eu garanto.

PORQUE COMPARTILHAR?

Simplesmente pelo fato de que você tem o que compartilhar. E porque vai contribuir com sua própria experiência. E com seu próprio aprendizado. E também porque se você não o fizer, quer goste ou não, esta tirando algo de todos nós. Algo que só você sabe. E que poderia estar fazendo a diferença para muita gente.

MAIS ALGUNS DETALHES

Conforme você mantém a disciplina e a regularidade na publicação de conteúdo, a quantidade de leitores irá crescer, e você vai querer migrar para seu próprio domínio.

Mas qual dominio usar? Use seu nome, um apelido ou algum nome abstrato. Hospedagem? Eu uso o GoDaddy, mas existem muitos outros por aí. Layout? Prefira algo limpo, que facilite a leitura. Propagandas? Evite ao máximo. Ou use em lugares que não atrapalhem a leitura dos posts.

Mas não se preocupe com isso. São apenas alguns “detalhes”. Difícil mesmo é dar o passo inicial. E depois continuar andando.

Portanto, dedique-se à pratica de iniciar projetos. Frequentemente. E sempre. Esqueça a idéia de que existe um mapa pronto, e que você precisa seguir este mapa. Desenhe seu próprio mapa. Siga-o. E mude a rota quando necessário. Faça a diferença.

“There are two mistakes one can make along the road to truth. Not going all the way, and not starting.” – Siddhartha Gautama

E aí, pronto pra compartilhar?

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.