Trusted Execution Environment e ARM TrustZone

- por Sergio Prado

Categorias: Segurança Tags: ,

Trusted Execution Environment (TEE) é um ambiente em que o código executado e os dados acessados são isolados e protegidos em termos de confidencialidade (ninguém tem acesso aos dados) e integridade (ninguém pode alterar o código e seu comportamento).

Podemos não estar cientes, mas muitos dispositivos ao nosso redor utilizam TEE (smartphones, set-top-boxes, consoles de videogame, Smart TVs, etc) para gerenciar de forma segura chaves de criptografia, mecanismos de autenticação, pagamentos eletrônicos e conteúdo protegido por direito autoral (DRM).

Em um sistema com TEE, temos aplicações não confiáveis (untrusted applications) em execução em um Rich Execution Environment (REE) e aplicações confiáveis (trusted applications – TAs) em execução em um Trusted Execution Environment (TEE). Somente aplicações confiáveis rodando em um TEE têm acesso completo ao processador, periféricos e memória, enquanto o isolamento de hardware os protege de aplicações não confiáveis em execução no sistema operacional principal.

Trusted Execution Environment TrustZone

Este artigo será uma introdução aos conceitos de TEE e à tecnologia TrustZone da ARM.

O conteúdo completo do artigo está disponível no meu blog em inglês #embeddedbits.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.