Slides da Linux Developers Conference Brazil 2018

- por Sergio Prado

Categorias: Palestras Tags: ,

Nos últimos dias 25 e 26 de agosto de 2018 aconteceu a segunda edição da Linux Developer Conference Brazil em Campinas/SP.

O evento foi muito legal, bastante técnico, com duas trilhas acontecendo em paralelo e muitas palestras boas.

Na parte da manhã, antes do café, tive a oportunidade de assistir o keynote do Ricardo Marin da IBM e depois a palestra sobre as ferramentas perf e eBPF com o Arnaldo da Red Hat. Após o café, estive na palestra do Matheus sobre o subsistema pinctrl (Pin Control) do kernel Linux.

Após o almoço, aconteceu um keynote com o Guilherme da Toradex e depois um painel rápido de perguntas e respostas sobre a relação entre empresas, universidades e software livre.

E então aconteceu a minha palestra. Tinha bastante gente na sala, e apesar do final da apresentação ter sido um pouco corrido por falta de tempo, acredito que consegui passar uma boa noção sobre a arquitetura de um driver de dispositivo do kernel Linux.

Logo após minha apresentação assisti as palestras do Ezequiel Garcia sobre o subsistema de memória flash do Linux (MTD) e sobre como portar o kernel Linux para uma plataforma de hardware com o Fábio Estevam da NXP. Infelizmente não pude participar do evento no domingo.

De forma geral, foi um evento bem bacana. Aguardarei ansiosamente pela próxima edição, e que ela seja maior ainda! :-)

Para quem tiver interesse na minha apresentação, é só baixar e estudar o material disponibilizado.

Os vídeos também estão disponíveis na página do evento no YouTube.

Bons estudos!

Sergio Prado

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.