Novos brinquedos no pedaço: mbed e LPCXpresso
- por Sergio Prado
Finalmente tenho em mãos um ARM Cortex-M. Na verdade, agora tenho dois! :)
A NXP gentilmente me forneceu dois kits de desenvolvimento para que eu pudesse avaliar a plataforma ARM Cortex-M. E são duas plataformas badaladas: o kit de desenvolvimento mbed e o kit LPCXpresso.
O mbed é mais do que um kit de desenvolvimento. É uma plataforma de prototipagem na nuvem! Nossa Sergio, o que é isso? Alguma espécie de ferramenta de desenvolvimento pós-morte? Claro que não! :)
O mbed é uma plataforma criada pelos engenheiros da própria ARM para diminuir a curva de aprendizagem em projetos com ARM, onde todo o ambiente de desenvolvimento (editor de código, compilador, etc) esta na internet. Então tudo o que você precisa para desenvolver é o próprio kit de desenvolvimento e um navegador web. Realmente, é uma idéia muito interessante e que me agrada bastante.
O kit é baseado no NXP LPC1768, um ARM Cortex-M3 com 512K de memória Flash, 32K de RAM e diversas interfaces como CAN, SPI, I2C e Ethernet. No site do projeto tem bastante documentação, vídeos, código-fonte, etc; e tem também um artigo bem legal sobre o mbed no Blog do Je.
Já o kit LPCXpresso é uma plataforma de baixo custo para microcontroladores ARM da NXP. O kit é composto por uma placa base da Embedded Artists e uma placa LPCXpresso, possibilitando o uso de diferentes modelos de microcontroladores.
O kit que recebi é o LPCXpresso LPC1114, o primeiro ARM Cortex-M0 lançado no mercado, rodando a 50MHz, com 32K de flash, 8K de RAM e diversas interfaces para você “pintar e bordar” como USB, SPI, I2C, CAN, conversores A/D, e muitos, mas muitos outros I/Os! A plataforma de desenvolvimento é baseada no Eclipse, com debugger JTAG integrado e … suporte a Linux! Isso mesmo, eles não esqueceram do pinguim mais amado deste planeta…:)
Estou ansioso para começar a desenvolver alguns projetos nestes kits, e vocês podem esperar vários artigos baseados nestas arquiteturas nas próximas semanas!
Um abraço,
Sergio Prado