Nova ferramenta para debug de consumo de energia

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware Tags: , , ,

Há tempos que otimizar o código por tamanho ou tempo de processamento não são nossas únicas preocupações quando desenvolvemos software para sistemas embarcados. Hoje em dia precisamos nos preocupar com muitas outras variáveis.

E uma das principais preocupações é a influência que o código desenvolvido tem sobre o consumo de energia do equipamento. Não é à toa que os principais micocontroladores possuem modos de operação especiais como “sleep mode” para colocar a CPU em um modo de consumo reduzido de energia.

E a IAR, empresa de ferramentas de desenvolvimento para sistemas embarcados (compiladores, debuggers, etc) é pioneira nesta área. No último dia 8 de julho ela liberou uma nova versão de seu ambiente de desenvolvimento, o IAR Embedded Workbench, integrando uma ferramenta para analisar o consumo de energia do equipamento.

Esta ferramenta analisa o impacto do código no consumo de energia, exibindo um conjunto de medidas de consumo e o contador de programa no momento em que o consumo foi medido, e relacionando este contador de programa com o trecho de código em C correspondente.


Uma versão de avaliação de 30 dias da ferramenta pode ser baixada aqui.

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.