Impressões do programa 12 universidades em 12 meses

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags:

No começo do ano lancei o programa 12 universidades em 12 meses, com o objetivo de ministrar, sem custo nenhum, um treinamento de 16 horas de Linux embarcado em 12 instituições de ensino do Brasil, no decorrer de 12 meses.

Recebi mais de 50 inscrições de instituições de todos os cantos do Brasil e 12 foram selecionadas. Fiquei bastante entusiasmado em poder compartilhar minhas experiências em Linux embarcado com docentes e discentes de diferentes instituições de ensino do Brasil.

O programa se encerrou neste mês de dezembro, e gostaria de compartilhar com todos com algumas percepções gerais deste trabalho.

As turmas variaram de 12 a 24 participantes, compostas por docentes, discentes, pesquisadores e convidados das universidades, formando mais de 150 participantes no total!

De forma geral, me senti bastante realizado por conhecer diferentes instituições de ensino e seus docentes Brasil afora. Temos sim ótimos professores trabalhando duro para capacitar os futuros profissionais da nossa área.

Mas infelizmente a educação não vive somente de bons professores e boas intenções. Nosso ensino na área, salvo algumas exceções, está muito atrasado. Das universidades que passei, quase nenhuma tinha na grade dos cursos de graduação assuntos como arquitetura ARM, Linux embarcado, sistemas operacionais de tempo real, desenvolvimento com software livre, FPGA, etc; para citar alguns temas atuais e importantes nas áreas de engenharia e computação.

As mudanças têm acontecido em uma velocidade muito maior que nossa capacidade de resposta. Isso faz com que a maioria dos recém-formados na área vá para o mercado de trabalho despreparados para o mundo real, forçando as empresas a investirem e complementarem sua formação, antes que este profissional comece a produzir. E isso é uma barrreira grande à inovação no Brasil.

Vi muitas iniciativas de professores no sentido de mudar este cenário. Mas estas iniciativas acabam esbarrando na burocracia do nosso sistema de ensino ou na inércia de outros professores que não estão tão interessados na mudança.

Por falar em burocracia, algumas universidades tiveram dificuldades de aprovar o reembolso dos custos da minha ida até a universidade (transporte e hospedagem), o que acabou causando o cancelamento de 4 dos 12 treinamentos. Uma pena.

Como ponto positivo, boa parte das universidades tinham vários projetos de pesquisa acontecendo, de IA a drones. Algumas das universidades tinham ainda setores reservados a incubadoras e startups. Muito bacana.

No geral, foi uma experiência muito positiva. Espero poder repetí-la no próximo ano.

Gostaria de agradecer ao suporte e atenção de todos que participaram do programa, e principamente ao Prof. Patric Janner Marques (Universidade de Caxias do Sul), Prof. Bruno de Carvalho Albertini (USP Escola Politécnica), Prof. Leandro Buss Becker (Universidade Federal de Santa Catarina), Prof. Francisco Helder Candido (Universidade Federal do Ceará), Prof. Ivanovitch Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Prof. Douglas Rossi de Melo (Universidade do Vale do Itajaí), Prof. Daniel Varela Magalhães (USP São Carlos) e Prof. André Canella (CEFET/RJ).

programa-linux-550

Espero que este programa possa motivar outros membros da comunidade a realizar iniciativas parecidas e ajudar nosso país a crescer. Afinal, apesar de todas as dificuldades, a mudança só depende de nós.

Um forte abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.