Freescale Technology Forum 2014 – Dia 3

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags: ,

O dia começou com mais um keynote, e mais uma vez focado na “Internet das coisas”, onde muitos executivos da Freescale subiram ao palco para contar um pouco sobre como suas respectivas áreas estão lidando com IoT.

20140410_085926

Logo após o keynote assisti uma palestra da Sysgo sobre certificação de sistemas multicore. A palestra focou no uso do PikeOS, um sistema de tempo real e plataforma de virtualização que pode por exemplo ajudar na certificação de soluções híbridas que usam Linux ou Android.

20140410_111917

Depois assisti uma palestra bem legal sobre o uso de sistemas multicore heterogêneos, como um SoC com ARM Cortex-A8 e Cortex-M4 integrados. Este tipo de solução pode ser aplicada por exemplo em sistema automotivos, onde o Cortex A é responsável pela interface com o usuário e comunicação via rede e o Cortex M é responsável pela comunicação com o barramento CAN e pelo tratamento de eventos de tempo real.

Para ajudar o desenvolvedor de aplicações à sincronizar a execução do código nos diferentes núcleos, o SoC possui diversos recursos de hardware como semáforos, passagem de mensagens e memória compartilhada.

20140410_121012

Depois do almoço participei de algumas reuniões com o pessoal da Freescale.

No fim do dia tive a oportunidade de assistir uma palestra da Adeneo sobre como melhorar o tempo de boot em sistemas Linux. Muitas das técnicas apresentadas na palestra estão disponíveis em http://elinux.org/Boot_Time, mas valeu à pena para rever alguns conceitos.

20140410_173527(0)

O restante do dia passei no Tech Lab visitando mais alguns estandes.

O pessoal da IAR me apresentou uma nova funcionalidade chamada C-RUN, capaz de fazer análise dinâmica do código (em tempo de execução), e checar erros como heap overflow, estouro de inteiro e divisão por zero. Achei bem interessante. Não conheço nehuma outra IDE com análise dinâmica de código integrada.

Passei também pelo estande da WaRPboard e conheci seu criador. A WaRPboard é uma plataforma 100% aberta de wearables. O projeto é muito interessante. Segundo ele, já estão produzindo um lote de 20.000 que estarão disponíveis até agosto/2014.

Amanhã é o último dia, e deixarei minhas impressões finais por aqui.

Até lá!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.