Freescale Technology Forum 2014 – Dia 3
- por Sergio Prado
O dia começou com mais um keynote, e mais uma vez focado na “Internet das coisas”, onde muitos executivos da Freescale subiram ao palco para contar um pouco sobre como suas respectivas áreas estão lidando com IoT.
Logo após o keynote assisti uma palestra da Sysgo sobre certificação de sistemas multicore. A palestra focou no uso do PikeOS, um sistema de tempo real e plataforma de virtualização que pode por exemplo ajudar na certificação de soluções híbridas que usam Linux ou Android.
Depois assisti uma palestra bem legal sobre o uso de sistemas multicore heterogêneos, como um SoC com ARM Cortex-A8 e Cortex-M4 integrados. Este tipo de solução pode ser aplicada por exemplo em sistema automotivos, onde o Cortex A é responsável pela interface com o usuário e comunicação via rede e o Cortex M é responsável pela comunicação com o barramento CAN e pelo tratamento de eventos de tempo real.
Para ajudar o desenvolvedor de aplicações à sincronizar a execução do código nos diferentes núcleos, o SoC possui diversos recursos de hardware como semáforos, passagem de mensagens e memória compartilhada.
Depois do almoço participei de algumas reuniões com o pessoal da Freescale.
No fim do dia tive a oportunidade de assistir uma palestra da Adeneo sobre como melhorar o tempo de boot em sistemas Linux. Muitas das técnicas apresentadas na palestra estão disponíveis em http://elinux.org/Boot_Time, mas valeu à pena para rever alguns conceitos.
O restante do dia passei no Tech Lab visitando mais alguns estandes.
O pessoal da IAR me apresentou uma nova funcionalidade chamada C-RUN, capaz de fazer análise dinâmica do código (em tempo de execução), e checar erros como heap overflow, estouro de inteiro e divisão por zero. Achei bem interessante. Não conheço nehuma outra IDE com análise dinâmica de código integrada.
Passei também pelo estande da WaRPboard e conheci seu criador. A WaRPboard é uma plataforma 100% aberta de wearables. O projeto é muito interessante. Segundo ele, já estão produzindo um lote de 20.000 que estarão disponíveis até agosto/2014.
Amanhã é o último dia, e deixarei minhas impressões finais por aqui.
Até lá!
Sergio Prado
Sem Comentários
Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!