[Livro] Hacking the Xbox
- por Sergio Prado
Aos 14 anos, Aaron Swartz ajudou no desenvolvimento da especificação do RSS. Aos 19, sua empresa fundiu com o Reddit, um site de notícias de cunho social, que foi comprado em seguida, deixando-o bem financeiramente ainda jovem. E então tornou-se um ativista e defensor da livre circulação de informações na Internet.
Em 2011, liderou uma campanha para previnir o SOPA, um conjunto de leis com o objetivo de aplicar censura na Internet. Neste mesmo ano, foi acusado de hackear os servidores do MIT para roubar milhões de arquivos da biblioteca de artigos acadêmicos. Swartz era contrário à prática de compensar financeiramente as editoras, e não os autores, e de cobrar o acesso aos artigos, limitando o accesso para finalidades acadêmicas. Foi perseguido durante quase dois anos pelo governo federal americano. Um julgamento marcado para abril deste ano poderia levá-lo para a prisão por até 35 anos!
Mas este julgamento não aconteceu. Em 11 de janeiro de 2013, ele se suicidou em seu apartamento no Brooklyn. De forma trágica, tornou-se um dos símbolos da liberdade de informações na Internet. Mais informações sobre a vida de Swartz aqui e aqui.
Acontece que Andrew “bunnie” Huang, em homenagem à Aaron Swartz, resolveu liberar gratuitamente seu livro Hacking the Xbox. Das palavras de bunnie, traduzidas livremente por mim:
“Enquanto você lê este livro, espero que se lembre do quanto a liberdade é importante para a comunidade de hacking, e que esteja disposto à apoiar as mesmas crenças defendidas por Aaron.”
E o livro é realmente muito bom! Ele descreve desde os elementos mais básicos do hardware do XBox, explicando seu sistema de segurança, e passando por diversas técnicas de engenharia reversa. Inclusive, um dos últimos capítulos ensina a fazer um upgrade no XBox, ou seja, instalar o Linux! :)
Confesso que fiquei com vontade de comprar o XBox depois de folhear este livro, e tenho certeza que você também ficará!
O livro pode ser baixado aqui ou no site da No Starch Press aqui.
Happy Hacking!
Sergio Prado