Configurando o Vim como IDE para desenvolver aplicações em C/C++
- por Sergio Prado
Já há algum tempo utilizo o Vim para a maioria das atividades de desenvolvimento e depuração de software em C, tanto em kernel space quanto em user space.
É um editor de texto extremamente poderoso, e com a instalação de alguns plugins é possível transformá-lo em um IDE completo, leve e estável.
O Vim possui por exemplo suporte nativo para compilar e visualizar os erros de compilação dentro do editor:
Com o plugin Conque-GDB, é possível depurar com o GDB sem sair do Vim:
Outra funcionalidade bastante interessante é a possibilidade de completar automaticamente trechos de código. Para isso, utilizo os plugins vim-snippets e vim-snipmate. No exemplo abaixo, ao digitar “for + TAB“, o editor automaticamente cria o laço for:
Ele possui também suporte nativo à navegação entre os símbolos do código-fonte via cscope e ctags. Basta colocar o cursor sobre um símbolo e pressionar CTRL + ]. No exemplo abaixo, fiz a busca pelo símbolo setup_arch() no código-fonte do kernel Linux:
O Vim possui muitas outras funcionalidades como integração com ferramentas de controle de versão, checagem de estilo de código, análise estática de código, etc. Um repositório de plugins para o Vim está disponível no site do projeto.
Nos meus treinamentos, muitos alunos me pedem o arquivo de configuração do Vim (.vimrc) da minha máquina, então resolvi disponibilizá-lo no GitHub.
Para instalar, basta copiar o arquivo de configuração para o HOME do seu usuário:
$ git clone https://github.com/sergioprado/dotfiles.git $ cp dotfiles/vimrc ~/.vimrc |
E depois instalar os plugins:
$ git clone https://github.com/VundleVim/Vundle.vim.git ~/.vim/bundle/Vundle.vim $ vim +PluginInstall +qall |
Divirta-se!
Obs: se você também usa o Vim e tem alguma sugestão interessante de plugin, deixe aí nos comentários! :)
Um abraço,
Sergio Prado