Tenho trabalhado com projetos de Sistemas Embarcados desde 1993, quando desenvolvia firmware para microcontroladores 8051 e processadores da linha 68K. Desde então, já estive envolvido com desenvolvimento de produtos em diferentes plataformas e arquiteturas de CPU, para diferentes nichos de mercado (na página de portfólio de projetos você pode ver alguns deles).

De lá para cá, muita coisa mudou. Novos e mais poderosos processadores. Com mais funcionalidades, mais baratos e acessíveis. Hoje, hardware é commodity. Todos tem acesso. A diferenciação do produto esta no software.

Mas como desenvolver um software de qualidade para o seu produto? Você esta trabalhando com requisitos de um sistema de tempo real? Deve usar um RTOS? Ou então deve ir para Linux embarcado? Como deve ser a arquitetura de software do seu projeto? Precisa de conectividade? Que protocolo(s) usar? Que linguagem de programação? E bibliotecas? Deve usar software open-source? Como selecionar as melhores ferramentas ? E como desenvolver mais rápido e eliminar os bugs antes de colocar o produto no mercado?

São muitas perguntas, eu sei. E foi para te ajudar a responder estas e outras perguntas que eu criei a Embedded Labworks.

A Embedded Labworks pode ajudar você e sua equipe a desenvolver software de qualidade para Sistemas Embarcados, através de serviços de consultoria, treinamento e desenvolvimento de projetos.

Para obter mais informações sobre o que a Embedded Labworks pode fazer por você, clique aqui.

Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.