PORTFOLIO DE PROJETOS

Durante todos estes anos de carreira, estive envolvido no desenvolvimento de produtos para diferentes segmentos do mercado. De sistemas de segurança à automação comercial, passando por equipamentos de infraestrutura de rede e set-top-boxes. Nestes projetos, tive a oportunidade de me envolver com diferentes tecnologias de processadores, interfaces de comunicação e sistemas operacionais.

Alguns dos principais projetos (profissionais ou pessoais), que de certa forma foram importantes para minha experiência na área de sistemas embarcados, incluem:


Integração do sistema operacional Android em uma plataforma baseada na CPU DM3730 (Cortex-A8 da Texas Instruments), para um produto com funcionalidades de tablet. Este trabalho incluiu o desenvolvimento de device drivers e bibliotecas de sistema para realizar a integração com os chips de modem dial-up, modem 3G e TV Digital.

Desenvolvimento do sistema de power management no kernel do Linux para uma plataforma baseada na CPU S3C2440 da Samsung, além do desenvolvimento de device drivers para um acelerômetro e um amplificador de áudio embarcados nesta plataforma.


Integração do FreeRTOS no kit de desenvolvimento EVK1101 (AVR32 da Atmel).

Porte da aplicação Stella, emulador de Atari 2600, para o kit FriendlyARM mini2440 (ARM9). A página principal do projeto pode ser acessada aqui, e um artigo descrevendo o trabalho realizado pode ser lido aqui.

Desenvolvimento de firmware em linguagem C para roteadores Wi-Fi de arquitetura MIPS e x86, com Linux embarcado, incluindo atividades de manutenção do kernel e de device-drivers, desenvolvimento de aplicações Linux e manutenção de pacotes open-source.

Gerenciamento do projeto de set-top-box HD da TVA, arquitetura ARM, linguagem C/C++ e Linux embarcado.

Desenvolvimento e manutenção de software com Linux embarcado para servidores de console de arquitetura PPC, incluindo o trabalho com software open-source, aplicações proprietárias e manutenção de device drivers.

Desenvolvimento de aplicações em C para equipamentos POS.

Porte do FreeRTOS para o microcontrolador LPC2138 (ARM7) da NXP. A página do projeto pode ser acessada aqui.

Desenvolvimento de firmware para equipamentos de automação de estacionamentos em C/C++ e Assembly, nas arquiteturas z80180, x86 e 68K, incluindo atividades de desenvolvimento de device drivers (impressoras, leitoras de cartão, modems e smart cards), BIOS e aplicações.

Desenvolvimento de sistemas de segurança residencial e bancária em microcontroladores de arquitetura 8051 e linguagem Assembly.

Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.