[Livro] The Linux Programming Interface
- por Sergio Prado
Recentemente recebi em mãos uma cópia do livro “The Linux Programming Interface“, de Michael Kerrisk. Confesso que fiquei positivamente surpreso com a qualidade e o conteúdo do livro, que apesar de estar ainda em sua primeira edição, publicado em 2010, me parece a décima, pelo volume de informações que encontramos nele.
O objetivo principal do livro é descrever toda a interface de programação (API) do Linux, chamadas do sistema, bibliotecas e outras interfaces de baixo nível. Quer alguém melhor para escrever sobre a API do Linux do que Michael Kerrisk, o responsável pelo projeto man-pages do Linux?
Desde o bons “Advanced Programming in the UNIX Environment” e “The Art of UNIX Programming“, eu não via um livro tão completo. Repito, completo mesmo. O livro é uma verdadeira bíblia. São 1.506 páginas divididas em 64 capítulos e 6 apêndices, com tudo o que se pode imaginar sobre a interface de programação Linux.
Os primeiros capítulos começam pelo histórico do Linux e conceitos básicos de programação para ambientes UNIX, incluindo processos, alocação de memória e sistemas de arquivo. Alguns capítulos são dedicados à comunicação entre processos (IPC), threads, pipes, fifos, message queues, semáforos, incluindo programação segura; e depois passando para conceitos mais avançados como memória compartilhada, memória virtual, terminais e pseudoterminais. Além de dedicar alguns capítulos para conceitos de socket e programação em redes.
Todos os capítulos contém exercícios para praticar e fixar alguns conceitos.
Enfim, se hoje eu tivesse que escolher apenas um livro sobre programação Linux para levar em qualquer lugar, “The Linux Programming Interface” seria o livro. Recomendo para qualquer um que quiser aprender ou se aprofundar na API do Linux.
Um abraço,
Sergio Prado