[Livro] Embedded Software The Works

- por Sergio Prado

Categorias: Livros Tags: , , ,

Terminei recentemente a leitura do Livro “Embedded Software The Works“, escrito por Colin Walls, experiente engenheiro e um dos pioneiros da indústria de sistemas embarcados, que trabalha atualmente na Mentor Graphics. O livro é uma coletânea de vários artigos, separados por temas de interesse em 9 capítulos. 

embedded-software-the-works

A linguagem utilizada é simples, e apesar de manter certa ordem de apresentação do conteúdo, você não precisa ler na ordem apresentada. Alguns artigos, que foram escritos na década de 90, estão um pouco defasados, mas no geral é um livro que vale a pena pelo menos dar uma olhada em alguns capítulos, que são bem interessantes.

O capítulo 1 apresenta uma introdução à sistemas embarcados e sua evolução durante os últimos 30 anos, falando sobre memória, arquitetura de CPUs e seu processo de seleção, além de dois artigos bem interessantes sobre a interface USB. O capítulo 2 é sobre design de sistemas embarcados, abrangendo tópicos como UML e Eclipse. 

Os capítulos 3, 4 e 5 são inteiramente voltados ao desenvolvimento de software embarcado em C e C++, com algumas dicas valiosas principalmente para quem está começando na área. Os capítulos 6 e 7 também são bem interessantes, discutindo tópicos relacionados à sistemas de tempo real. Os dois últimos capítulos falam sobre protocolos de rede e FPGAs.

Quem se interessar pode dar uma folheada no Google Books. Vale a pena também acompanhar o The Colin Walls Blog.

Um abraço!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.