Kit de desenvolvimento FriendlyARM mini2440

- por Sergio Prado

Categorias: Hardware, Mini2440 Tags: , , , ,

A pouco menos de 2 meses comprei no site do eBay o kit de desenvolvimento FriendlyARM mini2440. O produto foi importado da China e chegou este fim de semana. Fui ao estabelecimento dos Correios, paguei os impostos devidos e retirei o produto.

No total (valor do kit + frete + impostos) o kit saiu em torno de R$360,00. Valor bem mais barato do que se adquirisse por aqui, ou se comprasse um kit ARM similar.

E realmente este kit tem algumas caracteristicas interessantes. A começar pelo tamanho, de 10cm x 10cm. Veja uma foto com a placa do lado do meu Nokia E71:


Além da placa o kit acompanha um display touch screen de 3,5 polegadas e alguns cabos (serial, JTAG, USB, Ethernet), e vem pre-carregado com uma imagem rodando Linux e Qtopia. Veja abaixo o kit montado e rodando:


Suas configurações são impressionantes: CPU ARM9 da Samsung de 400MHz (S3C2440A), 64M de SDRAM, 64M de Nand Flash e 2M de NOR Flash, além de várias interfaces incluindo serial RS232, USB, Ethernet, Cartão SD e JTAG.

Já vem com um bootloader que possibilita carregar a aplicação via USB, e é compatível com os sistemas operacionais Windows CE, GNU/Linux e Android.

Este kit será, durante as próximas semanas, a plataforma que utilizarei para me aprofundar em ARM e linux embarcado, e especialmente no sistema operacional Android do Google.

Alguns posts interessantes sobre este kit estão por vir. Aguardem!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.