[Webinar] Ensino em sistemas embarcados no Brasil

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos Tags:

Acompanhar a evolução da tecnologia não é fácil, principalmente para quem atua em uma área onde muitos assuntos convergem, como a área de sistemas embarcados.

São necessários conhecimentos em hardware e software, incluindo arquiteturas de CPU, processadores e microcontroladores, sistemas operacionais, protocolos e tecnologias de comunicação, interfaceamento com hardware, engenharia de software, projetos de placa de circuito impresso, linguagens de programação, ferramentas de desenvolvimento, etc. A lista de áreas de conhecimento vai longe.

O fato é que o mercado está cada vez mais exigente com relação aos conhecimentos dos profissionais da área. E o desafio é grande para as universidades formarem profissionais com uma base sólida para o mercado de tecnologia.

Qual é então o papel das instituições de ensino neste processo? Ensinar a tecnologia em detalhes ou fornecer uma base sólida e a capacidade de aprendizado ao aluno? Até que ponto órgãos públicos como o CREA e o MEC influenciam (positivamente e/ou negativamente) a definição da grade curricular e do conteúdo de um curso superior na área? Como manter os professores e os materiais de ensino atualizados? Que tipos de metodologias de ensino os professores podem utilizar? Quais as responsabilidades do aluno no processo de aprendizado? Como o aluno pode complementar o estudo com atividades extra-curriculares? E o papel das empresas no processo de formação profissional do aluno? Como as empresas da área podem contribuir com o ensino tecnológico no Brasil?

Sim, são muitas perguntas. E na próxima semana irei moderar um webinar do Embarcados Experience com o tema “Ensino em sistemas embarcados no Brasil”, onde iremos discutir estes e muitos outros assuntos que envolvem o ensino na área de sistemas embarcados no Brasil.

Participarão deste webinar a Profa. Kalinka Castelo Branco da Universidade de São Paulo, o Prof. Marcelo Barros da Universidade Federal de Uberlândia e o Prof. Rodrigo Almeida da Universidade Federal de Itajubá.

Nosso objetivo é iniciar uma discussão sobre a importância do tema, trazendo idéias e soluções práticas para melhorar a educação em sistemas embarcados no Brasil, tanto para as instituições de ensino, quanto para os alunos e as empresas da área de tecnologia.

Seja você aluno, aluna, professor, professora, engenheiro, engenheira, gerente de engenharia, dona de uma startup, etc, não deixe de participar!

O webinar será realizado no próximo dia 28 de março às 19:30, a inscrição é gratuita e pode ser realizada na página do evento no Embarcados Experience.

Um abraço e até lá!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.