Retrospectiva 2018

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags: ,

Este é o sétimo ano seguido que escrevo uma retrospectiva pessoal do trabalho que realizei no ano que passou. E este ano de 2018 foi novamente bastante agitado!

ESTATÍSTICAS DO BLOG

Em 2018 foram publicados no blog um total de 29 artigos de assuntos diversos incluindo Linux embarcado, ferramentas de desenvolvimento, Qt, segurança, JTAG, Yocto Project, Buildroot, RTOS, IoT, U-Boot, Raspberry Pi, Git, GCC, watchdog em sistemas embarcados, Clang, linguagem C, I3C, etc.

Novamente, devido à carga de trabalho com consultorias, treinamentos e palestras, foram muito menos publicações do que havia planejado. Vamos ver se consigo aumentar o número de publicações em 2019.

No total, foram 122.039 visualizações de página, com uma média de aproximadamente 338 visualizações por dia.

Estes foram os 5 artigos publicados e mais acessados em 2018:

1. I3C, o futuro substituto dos barramentos I2C e SPI?
2. Undefined behavior em linguagem C
3. As extensões do GCC às linguagens C/C++
4. Estratégias de uso de watchdog com um RTOS
5. Gerando distribuições Linux vs Usando distribuições prontas

PROJETOS E COLABORAÇÃO

Este ano consegui submeter mais alguns patches para o Buildroot, totalizando 46 patches enviados para o projeto:

Infelizmente em 2018 não consegui submeter nenhum patch para o kernel Linux, então continuo com os 11 patches submetidos nos anos anteriores:

PALESTRAS E EVENTOS

2018 foi possivelmente o ano que mais participei de eventos como palestrante (foram 8 eventos e 10 palestras no total).

Em março fui moderador de um webinar do Embarcados Experience com o tema “Ensino em sistemas embarcados no Brasil”. Com a participação da professora Kalinka Castelo Branco da Universidade de São Paulo e dos professores Marcelo Barros da Universidade Federal de Uberlândia e Rodrigo Almeida da Universidade Federal de Itajubá, discutimos diversos assuntos que envolvem o ensino na área de sistemas embarcados no Brasil.

Em maio participei da edição 0xF da BSides São Paulo, uma conferência gratuita organizada por profissionais envolvidos com o mercado de segurança da informação e cultura hacker, apresentando a palestra “Extraindo firmware com JTAG”. Na apresentação, falei sobre o funcionamento interno da interface JTAG e as principais técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para extração de firmware e engenharia reversa em dispositivos eletrônicos.

Em julho, estive mais uma vez no The Developers Conference São Paulo apresentando na trilha de IoT a palestra com o tema “Sistemas Operacionais para Internet das Coisas”. A palestra teve foco no uso de sistemas operacionais de código-aberto para os nós da rede (as “coisas” da IoT). Em específico, para os nós com poucos recursos computacionais (CPU, RAM, flash, I/O), onde apresentei cinco opções de sistemas operacionais: Amazon FreeRTOS, Zephyr OS, NuttX, Contiki e RIOT.

Em agosto participei da segunda edição do Linux Developer Conference Brazil em Campinas/SP. No evento, apresentei a palestra “O modelo de desenvolvimento de drivers do kernel Linux”, com o objetivo de passar uma boa noção sobre a arquitetura de um driver de dispositivo do kernel Linux.

No meio de outubro aconteceu a 15ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2018) em Foz do Iguaçu/PR. Estive por lá apresentando três palestras com os temas “Portando e customizando o Android para um dispositivo embarcado”, “Construindo um emulador de videogame com Linux embarcado” e “Técnicas e ferramentas de depuração do kernel Linux”.

No final de outubro estive mais uma vez no Masters Brasil organizado pela Artimar/Microchip. Apresentei um workshop prático com o tema “Aprendendo Linux embarcado com Yocto Project e SoM (System on Module) da Microchip”. Foram 6 horas de workshop onde os participantes aprenderam a construir uma distribuição GNU/Linux customizada com o Yocto Project, configurar os periféricos da plataforma de hardware e criar aplicações em linguagem C/C++ para acessar os dispositivos de hardware.

Em novembro participei da segunda edição da QtCon Brasil em São Paulo/SP, apresentando duas seções de um treinamento prático com o tema “Desenvolvendo aplicações com Qt em Linux embarcado”.

Ainda em novembro estive no Roadsec São Paulo 2018, que aconteceu na região da Barra Funda em São Paulo/SP, apresentando novamente a palestra “Extraindo firmware com JTAG”.

Ufa! Foi um ano realmente repleto de eventos e palestras! :)

Caso tenha interesse no material apresentado nas palestras, acesse a seção de palestras do blog.

EMBEDDED LABWORKS

Como tem sido nos últimos anos, 2018 foi novamente bastante agitado para a Embedded Labworks.

Aumentei a carteira de clientes e desenvolvi alguns trabalhos de consultoria bem interessantes envolvendo Linux embarcado, Yocto Project e segurança em sistemas embarcados.

Além disso, ministrei um total de 37 treinamentos este ano, dentre turmas abertas ao público e treinamentos in-company.

Ah, também lancei dois novos treinamentos em 2018!

NOVOS TREINAMENTOS

Em março lancei o treinamento “Controle de versão com Git”, um pedido antigo de alguns clientes da Embedded Labworks. Este treinamento é para o iniciante que teve pouco ou nenhum contato com o Git. E também para usuários intermediários e avançados, que conhecem o funcionamento da ferramenta com uma certa profundidade, mas tem muitas dúvidas sobre alguns conceitos e comandos mais avançados como reset, stash, rebasing interativo, estratégias de branching e merging, etc.

Informações sobre o treinamento, incluindo a agenda completa e os slides, estão disponíveis na página oficial do treinamento no site da Embedded Labworks.

Já em dezembro lancei o treinamento “Linux debugging”. Este treinamento visa capacitar o participante a depurar e resolver problemas em sistemas com Linux embarcado, tanto em espaço de kernel quanto em espaço de usuário.

Informações sobre o treinamento de debugging, incluindo a agenda completa e os slides, estão disponíveis na página oficial do treinamento no site da Embedded Labworks.

O lançamento oficial deste treinamento deve acontecer em janeiro, onde abrirei uma “turma experimental” com custo bastante reduzido. Portanto, se tiver interesse, continue acompanhando os posts do blog!

NOVIDADES PARA 2019

Já tenho nos planos mais dois treinamentos para 2019, um deles na área de segurança.

Estou trabalhando em parceria com a Toradex para desenvolver uma nova plataforma de hardware que irei utilizar nos treinamentos em 2019.

Tenho a intenção também de participar de alguns eventos internacionais e postar minha experiência por aqui.

Ou seja, muitas novidades em breve! :-)

Gostaria de desejar boas festas a todos os leitores do blog e um ótimo 2019!

Um grande abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.