Retrospectiva 2016

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags: ,

Comecei a publicação da retrospectiva de 2015 com a seguinte frase “Que ano turbulento foi esse de 2015! Crise política, muitos escândalos e economia mal das pernas”.

Mera semelhança com 2016? :)

Sabemos que muita coisa está errada neste país, das leis e instituições às pessoas e seus valores pessoais. Mas isso não deve impedir de fazermos nossa parte. E apesar da maioria das empresas de tecnologia terem colocado um pé no freio em 2016, mais uma vez tive um ano bastante agitado! :)

ESTATÍSTICAS DO BLOG

Neste ano de 2016 foram publicados no blog um total de 34 artigos de assuntos diversos incluindo Linux embarcado, GDB, Zephyr, qualidade de software, FreeRTOS, ARM vs x86, Yocto Project, etc. Devido à carga de trabalho de consultorias e treinamentos, foram muito menos publicações que os anos anteriores.

No total, foram 137.837 visualizações de página, com uma média de aproximadamente 392 visualizações por dia.


Estas foram as cinco publicações de 2016 mais acessadas:

1. Programa 12 universidades em 12 meses
2. Sistemas operacionais com foco na Internet das Coisas
3. Qual a qualidade do código-fonte dos fabricantes de chip?
4. Por que a arquitetura x86 nunca vai competir com a arquitetura ARM em sistemas embarcados?
5. [Livro] Making Embedded Systems

PROJETOS E COLABORAÇÃO

Este ano decidi investir parte do meu tempo livre colaborando com alguns projetos de software livre, dentre eles o Buildroot e o kernel Linux.

A comunidade do Buildroot é bastante ativa e uma das mais “amigáveis” as quais já me envolvi. Existem diversas formas de colaborar com o projeto, adicionando novos pacotes, corrigindo problemas de compilação, adicionando o suporte a novas placas, etc. Para quem tiver interesse, tem bastante informação sobre como colaborar no manual do Buildroot. Este ano enviei 16 patches para o projeto:

Já as listas de discussão do kernel Linux não são tão amigáveis assim. :) Mas tenho aprendido bastante participando da comunidade. Este ano consegui os meus primeiros patches no kernel (9 patches no total), trabalhando principalmente no suporte à device tree para a FriendlyARM Mini2440.

EMBEDDED LABWORKS E TREINAMENTOS

O ano de 2016 foi bastante agitado para a Embedded Labworks.

Em janeiro lancei o programa 12 universidades em 12 meses, com o objetivo de ministrar, sem custo nenhum, um treinamento de 16 horas de Linux embarcado em 12 instituições de ensino do Brasil, no decorrer de 12 meses. Recebi mais de 50 inscrições de instituições de todos os cantos do Brasil e selecionei 12. Gostei bastante da experiência e do trabalho realizado, e acredito que tenha conseguido “plantar algumas sementinhas” dentro das universidades para disseminar o uso e o ensino de Linux embarcado nas universidades. Minhas percepções sobre este trabalho estão disponíveis nesta publicação.

Em julho iniciei uma parceira com a Toradex para utilizar o kit de desenvolvimento da Toradex nos treinamentos de Linux embarcado, Linux Device drivers e Yocto Project. O kit de desenvolvimento é composto pelo módulo Colibri i.MX6 e a placa-base Viola. Criamos uma placa bem bacana chamada Ipê Board com diversos periféricos (botões, leds, buzzer, porta serial, acelerômetro, display de 7 segmentos, sensor de luminosidade, etc.) para deixar os exercícios dos treinamentos mais ricos. Mais informações sobre o kit de desenvolvimento estão disponíveis nesta publicação.

Este ano lancei o treinamento de Programação Linux, cujo objetivo é capacitar o participante a desen­volver aplicações em linguagem C acessar diferentes dispositivos de hardware e interfaces de comunicação em Linux embarcado, incluindo LEDs, GPIOs, UART, botões, sensores, PWM, I2C, SPI, canais A/D, acelerômetro, display, etc.

Em parceria com a Toradex, ministrei quatro turmas promocionais deste treinamento em São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Curitiba, onde o participante levou para casa um kit completo para continuar seus estudos.

Além disso, ministrei em São Paulo algumas turmas abertas dos treinamentos de Linux embarcado, Linux device Drivers e FreeRTOS, trabalhei em algumas consultorias de desenvolvimento de BSP e qualidade de firmware, e ministrei diversos treinamentos in-company ao redor do Brasil. Foram no total 39 treinamentos ministrados este ano!

EVENTOS

Devido à agenda de treinamentos e consultorias, tive pouca oportunidade de participar de eventos este ano.

Em julho, coordenei a trilha de Linux embarcado no The Developer’s Conference 2016, um evento anual realizado pela Globalcode que promove uma mistura variada de assuntos, incluindo Android, Windows 8, iOS, Java, Linux, Python, Testes, Cloud Computing, Games, Robótica, Negócios, Mobile, Startups e Sistemas Embarcados. Conseguimos montar uma grade de palestras bem diversificada e o evento foi bem bacana.

Em setembro, apresentei a palestra “Sistemas Operacionais para IoT” na Semana de Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL), um evento que surgiu em 2015 como resultado da união do Integra Elétrica (Semana de Engenharia Elétrica da USP São Carlos) e da SEMEL (Semana da Engenharia Elétrica da UFSCAR). Os slides da palestra estão disponíveis nesta publicação.

Em novembro, participei do NXP FTF Connects 2016, um evento anual organizado pela NXP para reunir clientes, parceiros e profissionais da área para troca de experiências, networking e aprendizado em novas tecnologias. De manhã participei de um painel bem bacana de perguntas e respostas sobre Linux embarcado junto com o Fábio Estevam da NXP. À tarde apresentei a palestra “Why use RTOS on your next embedded design? Introduction to FreeRTOS”. Para quem estiver interessado, é só baixar os slides da apresentação.

2017

Em 2017 pretendo aumentar a quantidade de publicações no blog, focando em temas que tenho estudado mais atualmente (debugging, profiling, segurança).

Pretendo abrir novas turmas dos meus treinamentos a partir de março, e está nos planos um novo treinamento.

Quero aumentar a quantidade de colaborações em projetos de software livre, em especial no kernel Linux, e abrir espaço na minha agenda para participar dos dois principais eventos de software livre do Brasil (FISL e Latinoware).

No geral, pretendo continuar aprendendo e me divertindo bastante! :)

Gostaria de desejar aos leitores do meu blog um feliz Natal e um ótimo 2017!

Um forte abraço e até o próximo ano!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.