Retrospectiva 2014

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags:

E o tempo passou voando mais uma vez!

No ano com recorde de escândalos de corrupção na política e do 7×1 no futebol, as coisas também foram bem agitadas por aqui.

Momento de olhar para trás, comemorar as conquistas, corrigir a rota e se preparar para mais um ano repleto de desafios!

ESTATÍSTICAS DO BLOG

Foram publicados um total de 45 artigos, de temas variados como Android, Linux, segurança, FreeRTOS, Yocto Project e Buildroot. Desde setembro, venho publicando dois artigos por semana (às terças e quintas).

No total, foram 164.519 visualizações de página no ano (~460 visualizações/dia). Um pouco abaixo dos anos anteriores, principalmente porque publiquei poucos artigos no começo do ano.

blog

Os posts mais acessados no ano foram:

1. Entendendo o processo de boot do Android
2. Como desenvolver um sistema Linux do zero para a Raspberry Pi
3. Como se tornar um desenvolvedor de software embarcado
4. Primeiras impressões da Beaglebone Black
5. Como funciona internamente o acesso root em dispositivos Android?

Os posts publicados em 2014 mais acessados foram:

1. Como funciona internamente o acesso root em dispositivos Android?
2. Concorra a duas placas Raspberry Pi!
3. Trabalhando com USB Gadgets no Linux
4. Microcorruption CTF: um jogo para aprender e se divertir com segurança em sistemas embarcados
5. Download do eBook “FPGAs For Dummies” da Altera

Este ano realizei também algumas promoções no blog. Em novembro, fiz o sorteio de duas Raspberry Pi e em dezembro sorteei um kit de desenvolvimento i.MX53 Quick Start Board com display LCD incluso.

Ah, também fui entrevistado pelo pessoal do Embarcados, que a propósito fizeram um ótimo trabalho este ano.

TREINAMENTOS

Este ano lancei os treinamentos de Android embarcado e Yocto Project.

Comecei a usar a Wandboard Quad com um case projetado para os treinamentos de Linux embarcado, Android Embarcado, Linux Device Drivers e Yocto Project.

Em parceria com a Freescale, fizemos 6 edições do Roadshow de Yocto Project e i.MX6 e passamos pelas cidades de São Paulo, Campinas, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

Em um dos treinamentos ministrados este ano no Inatel, até o Sergio Prado foi embarcado!

No total, foram ministrados 31 treinamentos in-company e 10 treinamentos abertos ao público. No final, em torno de 520 pessoas foram treinadas pela Embedded Labworks!

EVENTOS

Este também foi um ano repleto de eventos.

Em abril participei do Freescale Technology Forum 2014 em Dallas/TX. Foi o melhor evento da área que já participei, pela organização e qualidade. Escrevi alguns relatos sobre os 4 dias do evento que podem ser acessados em dia 1, dia 2, dia 3 e dia 4.

Em agosto aconteceu o ESC Brasil 2014, mais um evento de boa qualidade. Em parceria com a Microchip, ministrei duas seções práticas de FreeRTOS com PIC32 e publiquei o material do evento no blog.

Em outubro participei por mais um ano do DwF São Paulo 2014, evento anual da Freescale para seus clientes, fornecedores e parceiros. Neste evento ministrei uma seção prática de Yocto Project e Qt5 e também publiquei o material no blog.

Ainda em outubro participei do Masters Brasil 2014, evento anual da Microchip/Artimar para seus clientes, fornecedores e parceiros. Ministrei lá duas seções práticas de FreeRTOS com PIC32. O material também foi publicado no blog.

Por fim, em novembro palestrei no Seminário Programação para Sistemas Embarcados 2014 sobre o modelo de desenvolvimento de drivers do kernel Linux. Escrevi um relato do evento e publiquei os slides da minha apresentação no Slideshare.

PROJETOS

Com as prioridades voltadas para os treinamentos, não trabalhei tanto quanto gostaria em projetos pessoais.

Desenvolvi um script de Bash Completion para o Bitbake, ferramenta executora de tarefas usada no Yocto Project.

Comecei também o desenvolvimento de uma camada de emuladores de videogames para o Yocto Project/OpenEmbedded. No momento ela possui receitas para compilar o Stella (emulador de Atari) e o SNES9X (emulador de Super Nintendo). Publiquei a camada no repositório de camadas do OpenEmbedded e o código-fonte pode ser baixado no meu GitHub.

Aproveitei também para liberar o design do case da Wandboard sob licença MIT.

O QUE VEM POR AÍ?

Continuarei publicando no blog dois posts por semana. Farei também um sorteio por mês para os leitores do blog. Poderá ser uma placa, um livro ou uma vaga em um dos meus treinamentos. É só continuar acompanhando o blog!

Vou tirar do papel uma idéia antiga e iniciar um novo blog ainda no primeiro semestre de 2015. O Blog do Sergio Prado continuará sendo mantido, não se preocupe! Mas teremos novidades em breve… :)

Pretendo também lançar mais dois treinamentos ainda no próximo semestre de 2015. A agenda de treinamentos abertos ao público de 2015 deverá ser divulgada até o final do mês de janeiro.

E quem sabe um livro até o final do ano…:)

Mais uma vez, gostaria de agradecer à vocês, leitores, clientes, amigos e parceiros, pelo suporte e confiança no meu trabalho neste ano de 2014.

Este blog entrará em recesso e voltará na primeira semana de janeiro.

E que venha mais um ano cheio de bits para serem escovados!

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de desafios e realizações para todos nós!

Um forte abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.