Retrospectiva 2013

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags:

Mais um ano muito agitado por aqui. Vários posts publicados no blog, participação em eventos e palestras, recorde de treinamentos e muitas viagens pelo Brasil, disseminando o uso de software livre em sistemas embarcados.

Agora é momento de respirar, analisar o que de bom (e ruim) aconteceu no ano, e planejar novos desafios para o ano que vem!

BLOG E ESTATÍSTICAS

Este ano o blog passou por uma reformulação do design, ficando com um visual mais limpo e uma identidade visual compatível com o site da Labworks.

Foram publicados 80 posts dos mais variados assuntos, incluindo Linux embarcado e drivers, Beaglebone Black, Raspberry Pi, Android embarcado, Wandboard, FreeRTOS e Buildroot.

A média de acessos diários ficou em torno de 800 por dia, com alguns posts chegando à 1.500 acessos no dia de publicação.

Os cinco posts mais acessados em 2013 foram:

1. Nova Raspberry Pi de 512M disponível na Farnell Brasil
2. Como desenvolver um sistema Linux do zero para a Raspberry Pi
3. Entendendo o processo de boot do Android
4. Raspberry Pi – O computador de bolso
5. Beaglebone Black

E os cinco posts publicados em 2013 mais acessados foram:

1. Beaglebone Black
2. Primeiras impressões da Beaglebone Black
3. Case para a Raspberry Pi
4. Testando o SteamOS no VirtualBox
5. Como desenvolver um sistema Linux do zero para a Beaglebone Black

LABWORKS E TREINAMENTOS

Este ano comecei a ministrar o treinamento de drivers para Linux, o que me deixou com 3 opções de treinamentos no portfólio: Linux embarcado, Linux Device Drivers e FreeRTOS.

Foram um total de 37 treinamentos ministrados em 2013, uma média de 3 treinamentos por mês! Comparando com o ano passado, onde ministrei 25 treinamentos, foi um crescimento de 67%. E levando em consideração uma média de 12 pessoas por treinamento, foram em torno de 450 pessoas treinadas pela Labworks em 2013!

Mas ainda consegui um tempinho para participar e palestrar em alguns eventos…

EVENTOS E PALESTRAS

Estive em agosto no ESC Brazil 2013 e palestrei sobre Android embarcado. Mais informações sobre o evento e os slides da apresentação estão disponíveis aqui.

Em setembro foi a vez do 8o. SoLiSC (Con­gresso Catari­nense de Soft­ware Livre), onde apre­sen­tei a palestra “Linux embar­cado, hack­ing e pro­je­tos DIY”. Mais informações sobre a apresentação aqui.

E em outubro estive no Design with Freescale 2013 apre­sen­tando duas palestras de 3 horas cada, com ativi­dades práti­cas na Wand­board Quad. Mais informações sobre as duas apresentações aqui.

Espero participar de mais eventos em 2014. Se você estiver organizando algum evento na área de sistemas embarcados ou software livre, é só convidar! :)

PLANOS PARA 2014

Pretendo lançar dois novos treinamentos em 2014. Um deles é o de Android embarcado, e o outro será divulgado em breve. Mais informações sobre o treinamento de Android embarcado aqui.

Os treinamentos de Linux e drivers também serão reformulados. Todos serão migrados para a Wandboard Quad, e algumas atividades serão reformuladas, principalmente do treinamento de drivers, onde usarei um kernel mais novo compatível com o device tree.

O treinamento de FreeRTOS também será reformulado para usar a Freedom Board, em específico a FRDM-KL46Z. Também estou avaliando a possibilidade de portar o treinamento para outras plataformas de hardware.

A agenda de 2014 dos treinamentos da Labworks e a inscrição para as turmas abertas deverão estar disponíveis a partir de fevereiro/2014. Se você tiver interesse em um dos treinamento da Labworks, preen­cha o for­mulário de pré-inscrição para receber uma notificação assim que as turmas forem abertas.

Pretendo também participar de alguns eventos em 2014, incluindo o FISL 15, Freescale Technology Forum (que este ano será em Dallas), ESC Brazil 2014 (que esta confirmado para agosto), além dos eventos locais da Freescale, TI e Microchip.

Gostaria de agradecer aos meus clientes e aos leitores deste blog pela confiança e suporte em 2013, essenciais para que a Labworks se tornasse uma das principais empresas de treinamentos em sistemas embarcados no Brasil.

Boas festas e um ótimo 2014 para todos nós!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.