Retrospectiva 2012

- por Sergio Prado

Categorias: Retrospectiva Tags:

2012 foi um ano bem agitado para mim. Além de não deixar a peteca cair aqui no blog, participei de vários eventos da área (palestrando em alguns deles), ministrei muitos treinamentos e desenvolvi boas parcerias, mantendo ótimas perspectivas para 2013. Alguns detalhes mais adiante para vocês…

ESTATÍSTICAS DO BLOG

No ano de 2012 os assuntos no blog foram bem variados, incluindo Beaglebone, Eclipse e Qt Creator em Linux embarcado, mbed, ARM, Bus Pirate, MSP430, Raspberry Pi, Stellaris Launchpad, etc.

Em alguns dias do ano, a quantidade de acessos únicos passou de 2.000! E na média ficou entre 800 e 1.000 acessos únicos diários, o que acho fantástico para um blog direcionado à uma área bem específica.

Estes foram os 5 posts mais acessados em 2012:

Mini2440 – Linux com U-Boot e Emdebian
Introdução ao funcionamento interno do Android
Entendendo o processo de boot do Android
Raspberry Pi – O computador de bolso
Introduzindo a Beaglebone

Sim, ainda tem bastante gente brincando com a mini2440…:)

E os 5 posts que foram publicados em 2012 mais acessados no ano:

Raspberry Pi – O computador de bolso
Introduzindo a Beaglebone
Nova Raspberry Pi de 512M disponível na Farnell Brasil
Sistemas de arquivo em Linux embarcado – Parte 1
Desenvolvendo com o Qt Creator em Linux embarcado

TREINAMENTOS E A EMBEDDED LABWORKS

Em 2012 foi o primeiro ano em que foquei 100% na minha empresa, a Embedded Labworks. Coloquei no ar o site da empresa, desenvolvi parcerias importantes, incluindo uma ótima parceria com a Freescale, prestei consultoria para diversas empresas da área e ministrei muitos treinamentos!

E por falar em treinamentos, foi em 2012 que formei a minha primeira turma aberta de Linux embarcado. Claro que não parei por aí. Ministrei uma média de quase 2 treinamentos por mês, fechando o ano com 21 treinamentos ministrados de Linux embarcado, dentre turmas abertas e treinamentos in-company.

No meio do ano, lancei também o treinamento de FreeRTOS, e em 2012 ministrei 4 seções (2 abertas e 2 in-company). Para quem estiver interessado, já tenho uma turma aberta para abril/2013. É só clicar aqui.

Isso significa que, no total, ministrei 25 treinamentos no ano! Quem sabe em 2013 eu bato esse recorde? :)

EVENTOS, PALESTRAS E CELEBRIDADES

2012 também foi um ano cheio de eventos. Participei do meu primeiro ESC fora do Brasil, em San Jose/CA. O evento foi muito bom. Escrevi alguns relatos dos 4 dias que estive por lá (1, 2, 3, 4).

Foi ótimo também para conhecer um pouco mais de perto o mercado lá fora, fazer alguns bons contatos e conhecer algumas “celebridades” da nossa área, incluindo Jason Kridner e sua equipe do projeto da Beagleboard, Colin Walls da Mentor Graphics e Richard Barry do FreeRTOS.

No booth da Texas, foto com a equipe da Beagleboard, da esquerda para a dire­ita: Ger­ald Coley, Marcelo Sousa, Koen Kooi, Ser­gio Prado e Jason Kridner:

Recebendo um livro autografado de Collin Walls da Mentor Graphics:

Richard Barry falando da sua criação, o FreeRTOS:

Tive a honra também de participar do ESC Brasil, e apresentar lá duas palestras, uma sobre FreeRTOS e outra sobre Linux embarcado.

Outro evento legal foi o TI Tech Day da Texas, onde conheci um dos mitos da nossa área: New­ton C. Braga! 

E por último, mas não menos importante, participei do DwF (Designing with Freescale) e palestrei lá sobre Linux embarcado.

O QUE VEM POR AÍ?

2013 promete!

Em uma parceria com a Freescale, lançamos um treinamento presencial de Linux em 2013 por apenas R$100,00. Abrimos 6 turmas de 24 participantes cada, e as vagas se esgotaram em menos de 2 dias! Devido ao sucesso, é provável que apareçam outras iniciativas deste tipo no futuro.

Lancei também o treinamento de drivers para Linux. Este mês devo terminar e publicar o material do treinamento. Já foram abertas 3 turmas, começando em março/2013. A inscrição para as duas primeiras já estão encerradas, mas ainda tenho vagas para a terceira turma. Para quem estiver interessado, clique aqui.

E mais um novo treinamento deverá aparecer no segundo semestre de 2013. Alguma idéia de qual seja? :)

Pretendo ainda lançar um grupo de estudos de Linux embarcado ainda no primeiro trimestre deste ano. Novidades sobre como vai funcionar este grupo de estudos em breve…

Este blog passará por uma reformulação e terá uma cara nova em breve. O Portal Embarcados, iniciativa minha e do Diego Sueiro, também deverá passar por uma reformulação. Quero ainda trazer de volta os seminários de sistemas embarcados que realizamos nos anos passados.

Este ano provavelmente estarei no FTF Americas (Freescale Technology Forum). Tem a nova edição do ESC Brasil e os eventos locais da Texas e da Freescale. Pretendo participar também dos eventos da Microchip, Atmel e NI. Enfim, dormir é para os fracos! :)

Qualquer sugestão ou comentário é só escrever mais abaixo.

Um ótimo 2013 para todos nós!

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.