[Livro] The Linux Programming Interface

- por Sergio Prado

Categorias: Livros Tags: ,

Recentemente recebi em mãos uma cópia do livro “The Linux Programming Interface“, de Michael Kerrisk. Confesso que fiquei positivamente surpreso com a qualidade e o conteúdo do livro, que apesar de estar ainda em sua primeira edição, publicado em 2010, me parece a décima, pelo volume de informações que encontramos nele.

linux-programming-interface

O objetivo principal do livro é descrever toda a interface de programação (API) do Linux, chamadas do sistema, bibliotecas e outras interfaces de baixo nível. Quer alguém melhor para escrever sobre a API do Linux do que Michael Kerrisk, o responsável pelo projeto man-pages do Linux?

Desde o bons “Advanced Programming in the UNIX Environment” e  “The Art of UNIX Programming“, eu não via um livro tão completo. Repito, completo mesmo. O livro é uma verdadeira bíblia. São 1.506 páginas divididas em 64 capítulos e 6 apêndices, com tudo o que se pode imaginar sobre a interface de programação Linux.

Os primeiros capítulos começam pelo histórico do Linux e conceitos básicos de programação para ambientes UNIX, incluindo processos, alocação de memória e sistemas de arquivo. Alguns capítulos são dedicados à comunicação entre processos (IPC), threads, pipes, fifos, message queues, semáforos, incluindo programação segura; e depois passando para conceitos mais avançados como memória compartilhada, memória virtual, terminais e pseudoterminais.  Além de dedicar alguns capítulos para conceitos de socket e programação em redes.

Todos os capítulos contém exercícios para praticar e fixar alguns conceitos.

Enfim, se hoje eu tivesse que escolher apenas um livro sobre programação Linux para levar em qualquer lugar, “The Linux Programming Interface” seria o livro. Recomendo para qualquer um que quiser aprender ou se aprofundar na API do Linux.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.