QtCon Brasil 2018

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos, Palestras Tags: ,

Na próxima semana, no período de 08 a 11 de novembro de 2018, vai acontecer a segunda edição da QtCon Brasil em São Paulo/SP.

O Qt é um toolkit multi-plataforma de desenvolvimento de software adotado mundialmente e atualmente uma das principais opções para desenvolver produtos embarcados com interface gráfica, das mais simples às mais ricas com aceleração gráfica 3D. É um framework moderno, muito bem desenvolvimento e mantido, com boa documentação, ótima performance e uma grande comunidade ao redor do projeto.

Segundo os organizadores do evento, esta segunda edição tem o objetivo de servir de ponto de encontro para que desenvolvedores, engenheiros e gerentes de projetos brasileiros e latino-americanos compartilhem suas experiências sobre criação de tecnologias com o uso de Qt, além de difundir a adoção do Qt na América Latina para expandir a base de colaboradores de software livre.

Os dois primeiros dias do evento estão reservados para treinamentos, e os outros dois dias estão repletos de palestras. Serão abordados temas como o desenvolvimento de aplicações com Qt em Linux embarcado, computação gráfica com Qt3D, desenvolvimento de aplicações Android com Qt, utilização de Python com Qt, impressão 3D com Qt, KDE Plasma, visão computacional com QtQuick, etc!

Eu estarei lá junto com o Cleiton Bueno apresentando nos dois primeiros dias duas seções de um treinamento com o tema “Desenvolvendo aplicações com Qt em Linux embarcado”.

Neste treinamento iremos abordar os principais componentes de um sistema Linux embarcado e as principais ferrramentas para geração de distribuições GNU/Linux, com enfoque no Buildroot. Através de exercícios práticos, iremos ensinar os participantes a construir distribuições GNU/Linux em minutos com suporte a Qt para dispositivos embarcados, configurar o Qt Creator para desenvolver e depurar no host (computador) uma aplicação em um target (dispositivo embarcado) via rede e escrever aplicações simples e fluídas em QML e em C++ para acessar os periféricos disponíveis na plataforma de hardware (leds, botões, porta serial, sensores, etc). Imperdível! :-)

Também será uma ótima oportunidade para conhecer e fazer networking com a comunidade brasileira do Qt e do KDE.

Para quem estiver interessado, as inscrições podem ser realizadas diretamente no site do evento.

Nos vemos lá!

Um abraço,

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.