Por uma internet mais segura

- por Sergio Prado

Categorias: Notícias Tags: ,

Preciso de certificados digitais no site da Embedded Labworks por causa da venda de treinamentos por cartão de crédito, e na semana passada me assustei quando fui verificar o valor da renovação dos certificados por 3 anos na GoDaddy: R$1.500,00!

É muito investimento para um serviço cujo custo me parece ser muito baixo. O pior é que este é realmente a máfia o valor de mercado (na Certisign por exemplo o certificado SSL mais barato está custando R$1.701).

Solução? Let’s Encrypt!

letsencrypt-logo-horizontal

Let’s Encrypt é um projeto criado pela Linux Foundation que funciona basicamente como uma entidade certificadora (CA) livre, aberta e gratuita!

O projeto foi disponibilizado em versão Beta (mas bem funcional) para o público em dezembro/2015. Além do serviço, eles fornecem um conjunto de scripts que automatizam bastante a configuração dos certificados no servidor.

Seguindo um tutorial da Digital Ocean e utilizando os scripts fornecidos pelo projeto Let’s Encrypt, configurei meu servidor web com conexão segura em literalmente minutos! Me lembro de ter levado em torno de 2 dias para configurar os certificados da GoDaddy. :)

Se você tem um site ou blog, já não tem mais desculpa para não disponibilizar para seus usuários uma conexão segura. É simples, rápido e indolor. Let’s Encrypt!

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.