[Livro] Android for the BeagleBone Black

- por Sergio Prado

Categorias: Livros Tags: ,

Alguns dias atrás terminei de ler o livro Android for the BeagleBone Black, na esperança de que pudesse ser uma boa referência no uso do Android em sistemas embarcados.

Beaglebone for Android

Mas é triste dizer que a minha esperança foi diminuindo conforme avançava na leitura dos capítulos.

Em um sistema Android, uma aplicação não tem acesso direto ao hardware. Ela precisa utilizar uma API, que irá se comunicar com um serviço do sistema através de um mecanismo de IPC chamado Binder, que por sua vez irá utilizar uma camada de abstração de hardware (HAL) para conversar com o hardware, através das interfaces exportadas pelo kernel. Estas abstrações possibilitam uma maior segurança e modularidade ao sistema operacional.

Porém, em prol da simplicidade, os autores ignoraram completamente estas camadas nos exemplos práticos, desenvolvendo aplicações standalone que acessavam diretamente o hardware. Esta didática pode dar uma falsa sensação de facilidade ao leitor menos experiente, que quando precisar encarar um projeto de verdade, descobrirá que a realidade é outra.

De qualquer forma, o ponto positivo é que o autor fornece todo o código-fonte das aplicações desenvolvidas no livro, com exemplos práticos para interfacear com o hardware da Beaglebone Black, incluindo GPIO, I2C e SPI. O ponto negativo é que ele não ensinou a fazer da forma correta.

O livro Embedded Android: Porting, Extending, and Customizing ainda é a melhor referência de literatura quando o assunto é Android Embarcado.

Um abraço,

Sergio Prado

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.