Latinoware 2018

- por Sergio Prado

Categorias: Eventos, Palestras Tags: ,

Esta semana vai acontecer em Foz do Iguaçu a 15ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware 2018).

A Latinoware é um dos principais eventos de software livre no mundo e deve reunir este ano mais de 4 mil participantes. De 17 a 19 de outubro, serão três dias de muitas palestras, mini-cursos e oficinas mão-na-massa.

Eu estarei lá (pela primeira vez) apresentando três palestras, todas no último dia.

A primeira palestra tem o tema “Portando e customizando o Android para um dispositivo embarcado”. Irei falar sobre o funcionamento interno do sistema operacional Android e sobre o processo de portá-lo para uma plataforma de hardware customizada.

A segunda palestra tem o título “Construindo um emulador de videogame com Linux embarcado”, onde irei abordar os principais conceitos de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos com Linux embarcado. Durante a apresentação, irei construir uma distribuição Linux para emular jogos de Super Nintendo e rodar na Wandboard Quad.

A terceira palestra terá o tema “Técnicas e ferramentas de depuração do kernel Linux”. Nesta palestra irei apresentar diversas técnicas e ferramentas de análise de problemas em espaço de kernel, incluindo a interpretação dos logs do kernel, análise de crashes (oops e panic) rastreamento e instrumentação com ftrace, e até depuração do kernel passo-a-passo com o GDB!

Se você for para o evento, apareça para deixar um olá.

Um abraço!

Sergio Prado

Sem Comentários

Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!

Faça um Comentário

Navegue
Creative Commons Este trabalho de Sergio Prado é licenciado pelo
Creative Commons BY-NC-SA 3.0.